Visagismo: técnica auxilia na construção de imagem

As atividades que se encontram na categoria “outros serviços”, do qual fazem parte os salões de beleza, alcançaram a marca de crescimento de 4,5% no trimestre móvel de agosto a outubro de 2022. Os dados são da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE.

Além dos dados que apontam o crescimento dos salões de beleza, 66% das pessoas consideram que gastos com beleza são uma necessidade e não luxo, segundo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) 

Houve um aumento da estética individual, inclusive entre as brasileiras, devido ao descontentamento com o corpo e rosto. Uma pesquisa realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), apontou que 82% dos brasileiros almejam melhorar algum aspecto no rosto.

Como o visagismo se aplica ao mercado da beleza?

Diante do contexto de crescimento e busca, o setor de beleza tende a aderir a novos métodos disponíveis no mercado. O visagismo é uma dessas técnicas difundidas recentemente, onde profissionais de diferentes segmentos buscam essa prática para mostrar sua imagem de forma mais corporativa . “Através do estudo de imagem e personalidade o visagismo alinha a imagem da pessoa ao objetivo pessoal e profissional. Isso inclui tipo de corte de cabelo, coloração, roupa e até mesmo a postura. Em todo tempo estamos nos comunicando”, explica Tati Cristina Brandão, talento L’Óreal, embaixadora Kérastase e especialista em visagismo.

O visagismo é usado a fim de encontrar um estilo ideal de acordo com as características pessoais. O objetivo é conseguir uma personalização, segundo o que seria mais adequado para o rosto e a personalidade de cada indivíduo. A palavra é uma tradução do termo visagisme, que, em francês, significa “rosto”.

Dentro do estudo de imagem, é importante levar em consideração o formato do rosto que, segundo Philip Hallawell, visagista e autor de livros sobre o tema, existem nove tipos: redondo, retangular, quadrado, triângulo invertido, coração, diamante, triângulo, oval e longo.

Ainda segundo o autor, é utilizado no estudo de imagem os temperamentos de cada pessoa, que podem ser são quatro tipos de temperamentos previstos pelo visagismo: melancólico, fleumático, colérico e sanguíneo. Não necessariamente uma pessoa se adequa 100% a um único temperamento, ela pode ter traços até mesmo dos quatro.

Por conta disso, muitas mulheres e homens podem solicitar ajuda profissional visagista para moldar sua imagem pessoal ao ciclo que estão vivendo. “Em um ambiente profissional, é preciso optar por linhas retas que valorizam a simetria do rosto. Assim, cria-se uma imagem com serenidade e empoderamento, sem perder a credibilidade para mulheres; já para os homens a utilização da barba elaborada e cortes de cabelo com linha reta traz seriedade”, explica Tati Cristina Brandão.

“O corte e a cor do cabelo sempre levam em consideração a personalidade, o trabalho que exerce e a rotina. O visagismo não cria uma nova pessoa, na verdade, ele molda a personalidade que já está ali e, dessa forma, pode ajudar a ter realizações pessoais e profissionais”, destaca Tati Cristina Brandão.