Russos bloqueiam saídas de Melitopol em meio a contra-ataque ucraniano

A Rússia bloqueou as saídas da cidade ucraniana ocupada de Melitopol pelo segundo dia consecutivo, segundo o prefeito da cidade, Ivan Fedorov.

As forças russas estavam “com tanto medo da contra-ofensiva das Forças Armadas da Ucrânia que se cobriram com milhares de civis como escudos humanos”, disse Fedorov, que não está em Melitopol.

“Toda a cidade está refém”, acrescentou.

Fedorov disse que os russos fecharam o posto de controle em Vasylivka – o principal ponto de passagem para o tráfego civil que tenta chegar a outras partes da Ucrânia.

Na segunda-feira, Fedorov disse que os russos bloquearam a parte ocidental de Melitopol, prendendo “dezenas de milhares de cidadãos do bairro residencial”.

Como partes da região vizinha de Kherson, Melitopol viu ataques de forças ucranianas muito atrás das linhas de frente nos últimos dias.

O chefe da administração regional de Melitopol, nomeado pela Rússia, Yevgeniy Balitskiy, disse terça-feira em seu canal Telegram que o governo ucraniano “se transformou no ISIS: eles explodem pontes, realizam ataques a figuras públicas”, uma aparente referência ao tentativa de assassinato contra um funcionário local pró-Rússia, Andriy Siguta, cujo carro foi explodido.

“Isso não vai mudar nada”, disse Balitskiy. “O povo da região de Zaporozhzhia já fez sua escolha… A parte liberada da região de Zaporizhzhia se tornará parte [da Federação Russa] por meio de um referendo.”

Fedorov afirmou que houve muitas baixas em um ataque ucraniano a uma guarnição russa em Melitopol na noite de sábado, dizendo que as forças de ocupação “não sabem onde colocar os corpos dos soldados russos mortos”.

“Os médicos forenses não querem colaborar e não emitem atestados de óbito porque não querem cooperar com os russos”, disse Fedorov.

Na semana passada, Fedorov disse que houve mais de 30 ataques em uma única base militar fora da cidade.

A CNN não pode confirmar a extensão dos danos ou baixas causados ​​pelos ataques ucranianos contra as forças russas na área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *