Atendimento pelo WhatsApp pode aumentar vendas em até 27%

A experiência das empresas com o WhatsApp Business já vem mostrando resultados expressivos: ao conversar com as pessoas pelo aplicativo da Meta lançado em 2018, é possível acelerar o atendimento ao cliente em até 225% e aumentar as vendas em até 27%, de acordo com levantamento interno da Tuvis, startup israelense especializada na integração de plataformas de CRM com o WhatsApp Business.  

A startup identificou também que, ao priorizar melhores experiências de atendimento ao cliente, as empresas têm potencial para incrementar as receitas de 4% a 8% acima do seu mercado de atuação. 

A versão Business do WhatsApp atingiu a marca de 200 milhões de downloads em 2023, e se consolida como um canal estratégico de comunicação entre marcas e clientes, e as empresas podem – e devem – ficar atentas a esse cenário. Já de acordo com pesquisa da Opinion Box, 79% dos brasileiros afirmaram que se comunicam com empresas através do WhatsApp. Outro dado do mesmo levantamento chama a atenção: 61% dos usuários do WhatsApp abrem o aplicativo pelo menos uma vez ao dia e, desse universo, 35% deixam o aplicativo aberto o dia todo.  

“O uso estratégico do WhatsApp Business no relacionamento com o cliente traz resultados que impactam na velocidade e na efetividade das vendas, já que as as pessoas cada vez mais se comunicam com as marcas pelo aplicativo”, destaca Deborah Palacios Wanzo, cofundadora e presidente da Tuvis. Os números mostram a disponibilidade e o interesse do consumidor em interagir com as marcas pelo aplicativo, seja pela praticidade, seja pela agilidade, e as empresas podem (e devem) aproveitar a oportunidade para evoluir em suas iniciativas de relacionamento e vendas.  

A executiva concorda e reforça que as pessoas querem se comunicar com as marcas e o WhatsApp cumpre esse papel com agilidade e eficiência, porque permite que as equipes de vendas estabeleçam relacionamentos mais próximos e eficientes com o consumidor, por meio da integração de plataformas.  

De acordo com Deborah, as mensagens da interface de programação de aplicativos (API) do WhatsApp Business apresentam uma taxa de abertura de 99%, e uma taxa de resposta de quase 50%. “Se compararmos com o e-mail, em que a taxa de abertura é, em média de 21%, entendemos porque a plataforma vem alcançando um excelente desempenho nos negócios”, reforça. 

“Além de aumentar a receita, acima de seu mercado ao priorizar melhor experiências de atendimento ao cliente. O WhatsApp é uma plataforma indispensável para as empresas alcançarem essas experiências”, reforça. 

Como usar o WhatsApp Business de forma mais estratégica  

Para ajuda​r​ as empresas e empreendedores a utilizarem melhor o WhatsApp como forma de engajar clientes e aumentar a conversão de vendas, a presidente da Tuvis, Deborah Palacios Wanzo traz algumas sugestões: 

  1. Integração do CRM com o WhatsApp ao c​ombinar o CRM com ferramentas como Salesforce e Microsoft Dynamics 360, plataformas que trazem agilidade e produtividade aos times de vendas, é possível promover insights cada vez mais estratégicos que podem ser direcionados entre as operações de negócios e desejos do consumidor. 
  2. Comunicação em tempo real e personalizada – quanto mais ágil, maior o atendimento às demandas dos consumidores, que esperam uma resposta em ​poucos ​minutos. Já a personalização pode gerar vendas repetidas, uma vez que 90% dos clientes estão inclinados a comprar mais de empresas que priorizam esse tipo de serviço, segundo dados da Tuvis. Outra possibilidade é o recurso de catálogo do WhatsApp Business, que funciona como uma vitrine virtual dentro da plataforma, permitindo que os consumidores naveguem pelos produtos e tirem dúvidas dentro do mesmo ambiente. 
  3. Melhor gestão do tempo do ponto de vista de atividades de rotina, a integração de ferramentas de CRM com o WhatsApp permite acompanhar o histórico e as preferências do contato, otimizando a comunicação; e ainda, criar tarefas e atividades, agendar e iniciar reuniões e enviar e-mails, entre outras ações. 
  4. Eficiência em uma única tela  é essencial se comunicar com os clientes de forma fácil e rápida, enquanto recebe as informações necessárias em uma única tela – o que significa economizar tempo das equipes de atendimento, abrindo espaço para que os times realizem seu trabalho com mais eficiência 

 

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