Parceria entre a prefeitura e multinacional oferece visitação a museu sem sair de casa

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com apoio do Sustentabilidade e Cultura Produções, em parceria com a NTICS Projetos promove a partir deste mês o projeto “Legado na Comunidade: Programa Arte e Jovens nos Museus”. As atividades serão totalmente on-line entre dezembro de 2021 e maio de 2022.

Estudantes de 11 a 17 anos da rede pública de ensino da cidade são convidados a conhecer as exposições virtuais gratuitas, guiadas por arte-educadores. A primeira visita está marcada para esta sexta-feira, 10/12. A participação é totalmente gratuita e as inscrições devem ser feitas no site www.ntics.com.br/arteejovensnosmuseus.

No projeto, ainda que virtualmente, os estudantes poderão sentir a experiência de estar em um museu, assistir a diferentes exposições e participar de uma visita on-line, com imagens em 3D, do Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado no Paço da Liberdade, Centro Histórico de Manaus.

O programa também abrange capacitação para professores da rede pública, que serão convidados a participar de workshop sobre arte como ferramenta de ensino, nesta quinta-feira, 9, das 16h às 17h.

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, conta que a iniciativa pretende democratizar o acesso a programas culturais e incentivar as visitas presenciais a museus da cidade, especialmente após o período de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19. 

“O Museu da Cidade de Manaus se alegra em trazer a sua nova exposição por meio do mundo virtual, resolvemos continuar com as visitações usando a tecnologia, por conta da pandemia de Covid-19, mas, em breve, estaremos reabrindo o local, até lá, estaremos realizando iniciativas como essa, trazendo assuntos tão importantes para nossos jovens, uma vez que o museu cuida da memória, do passado e futuro da nossa cidade”, pontua.

A primeira exposição, no dia 10, terá como tema “Habilidades do Futuro – A coragem de ser quem somos” e vai mostrar as competências e aptidões mais demandadas em um futuro próximo, mais moderno e tecnológico. As outras duas mostras, já em 2022, irão abordar os temas “Fotógrafos da Natureza – Brasil” e “Empreendedoras do Século”. Cada exposição terá duração de dois meses. Após esse período, como legado para a comunidade local, a mostra continuará no ar e poderá ser acessada por toda a população. A expectativa é atender aproximadamente 2 mil pessoas em Manaus. Além da capital amazonense, o projeto também será apresentado ao público de Joinville (SC) e Rio Claro (SP), cidades onde a Whirlpool Corporation – patrocinadora do projeto – possui operações.

“Para nós, da Whirlpool, é muito recompensador investir incessantemente em ações sociais voltadas para educação, porque entendemos a importância de levar, gratuitamente, conhecimento, por meio de eventos com programações e experiências culturais, de forma inclusiva e diversa, como um de nossos compromissos com as futuras gerações”, comenta Eduardo Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais da Whirlpool. 

O projeto foi idealizado para atender a metas de quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Gênero (ODS 5), Redução das Desigualdades (ODS 10) e Ação contra a mudança global do clima (ODS 13). Os ODS foram criados pela Organização das Nações Unidas em acordo com seus países-membros e dispõe sobre planos e ações para promover o desenvolvimento sustentável em todo mundo até o ano de 2030.

“Acreditamos que a arte tem papel fundamental na valorização do patrimônio cultural local e no desenvolvimento da economia criativa. Infelizmente, o acesso a produtos culturais, como exposições em museus, por exemplo, ainda está longe da realidade da maior parte da população. Por isso, pensamos neste projeto como um meio para democratizar esse acesso e mostrar que a arte deve estar a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento”, explica a especialista em Inovação e Sustentabilidade ESG da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *