Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, Sejusc realiza cadastro da Ciptea em Parintins

Ação ocorreu nesta sexta-feira (27/08) e foi coordenada pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta sexta-feira (27/08), no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), cadastro para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), de acordo com a Lei Estadual n° 5.403/2021. A iniciativa integra ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Coordenada pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD) da Sejusc, a ação ocorreu no Instituto Autismo de Parintins Isadora Tupinambá, que em poucos meses registrou mais de 290 autistas cadastrados. A carteira Ciptea é válida no território nacional e garante à comunidade autista do Amazonas o atendimento prioritário em todos os segmentos dos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, destacou o comprometimento do Governo do Amazonas para com a população autista.

“Esse é um momento muito importante para o Amazonas. Disponibilizar essas carteiras garante não só os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, mas também dá a elas o poder de inclusão na nossa sociedade. O governo trabalha bastante para que cada dia essas pessoas possam ser respeitadas”, disse a gestora.

O secretário adjunto da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Leandro Lopes, ressaltou o empenho da SePcD em realizar o melhor atendimento.

“A Secretaria tem se mostrado sempre à disposição, mostrando através do trabalho e atendimento um carinho enorme por eles, sempre buscando melhorias para essas pessoas. É um trabalho gratificante”, afirmou o secretário.

Importância – A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual, desenvolvida de 21 a 28 de agosto, desde 1963. Foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, que tem como objetivo divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.

Balanço – Durante esta semana, a SePcD apresentou um balanço dos serviços realizados pela secretaria, de agosto do ano passado até este mês. Ao todo, foram 746 atendimentos realizados pelo serviço social. Somam-se 1.637 Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPD) entregues, 668 emissões de Passe Legal e 481 de Passa Fácil. Além disso, a SePcD fez 597 doações de cestas básicas para familiares de PcDs, entregou 199 cadeiras de rodas e efetuou três encaminhamentos ao psicólogo. Também ocorreram 4.060 solicitações de 1° e 2° via de Carteiras de Identidade (RG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *