MONIN anuncia abertura de inscrições de campeonato global para bartenders
A MONIN, uma das maiores fornecedoras globais de soluções aromáticas para a criação de bebidas artesanais e criações culinárias anuncia a 4ª edição do MONIN Cup 2024. Este ano, o evento desafia jovens talentos da coquetelaria, com até 27 anos, a explorarem o crescente universo dos coquetéis de baixo teor alcoólico e daqueles sem teor alcoólico, também conhecidos como mocktails. Com o tema “Low is more”, a MONIN convida esses criativos a ultrapassarem os limites da mixologia, apresentando receitas que não apenas deliciem o paladar, mas também inovem na utilização de ingredientes de baixo ou nenhum teor alcoólico.
O MONIN Cup é uma competição que reúne jovens bartenders profissionais, para mostrar seu talento na criação das melhores receitas utilizando os produtos da marca. O tema de 2024, segundo a companhia, segue a tendência mundial de coquetéis com baixa ou nenhuma graduação alcoólica, que tem ganhado cada vez mais destaque na indústria de bebidas. Este movimento, impulsionado por uma crescente conscientização sobre o consumo responsável de álcool, abre espaço para novas possibilidades e criatividade no mundo da coquetelaria.
As inscrições para o MONIN Cup 2024 estão abertas de 2 de abril a 2 de maio de 2024. Além de enviar uma receita autoral que respeite o limite de 8% ABV – álcool por volume – antes da diluição, os competidores devem engajar sua comunidade no Instagram. Postando um reel ou foto que descreva o coquetel e a inspiração por trás da escolha do ingrediente MONIN, os participantes devem usar as hashtags #monincup2024, #lowismore, #moninbrasil, e mencionar @moninbrasil.
Critérios e processo de seleção
Para ser elegível, o competidor deve ser um bartender profissional ou estudante de bar, nascidos até 1 de janeiro de 1977, e cumprir com todas as etapas de participação detalhadas, incluindo a manutenção de uma conta aberta no Instagram com o conteúdo do coquetel participante visível até a final nacional.
Um júri de profissionais do setor de alimentos e bebidas, recrutado pelo comitê organizador da MONIN Brasil, avaliará os competidores, garantindo um processo de seleção justo e focado na inovação, criatividade e habilidade técnica.
O vencedor da etapa Brasil será agraciado com uma viagem à França, incluindo passagens aéreas, hospedagem e alimentação, uma visita exclusiva à Villa MONIN em Bourges, França e um curso preparatório de inglês, preparando-o para a competição mundial.
Calendário do campeonato:
- Dois de abril: abertura das inscrições
- Dois de maio: encerramento das inscrições
- Dez de maio: anúncio dos selecionados para a etapa regional
- Junho e julho: realização da etapa regional (datas a confirmar)
- Julho: anúncio dos selecionados para a final nacional
- Dois de setembro: final nacional na Maison MONIN, São Paulo/SP
- Dois de dezembro: final global em na Vila Monin Bourges
“O MONIN Cup 2024 representa uma oportunidade para jovens bartenders mostrarem seu talento e inovação, contribuindo para a evolução do mundo da coquetelaria. A marca aguarda com expectativa as criações que definirão o futuro das bebidas de baixo e nenhum teor alcoólico”, comenta Alexandre Boyer, diretor geral da MONIN no Brasil.
História
Georges Monin, um francês e habilidoso cozinheiro em uma cidade pequena, estava recebendo sua família em casa quando seu cunhado pediu uma bebida pós-jantar. Como apreciador de sabores, Georges gostava de impressionar seus convidados com jantares caprichados e combinações únicas. Ele percebeu que muitas bebidas que experimentava não tinham o sabor intenso que ele esperava. Inspirado, começou a fazer testes com diferentes frutas em sua cozinha. Após anos de experimentação, finalmente criou um cordial com sabor e aroma excepcionais, que começou a vender localmente. Daí, nasceu em 1912 a Monin, em Bourges na França. De propriedade familiar há três gerações, está entre as principais fornecedora de soluções aromáticas para a criação de bebidas artesanais e criações culinárias, com sete fábricas em três continentes e disponibilidade de produtos em mais de 155 países.