Destaque

FIGA 2025 é aberta com presença do governador Wilson Lima e destaque para o fortalecimento da gastronomia amazônica

Evento celebrou a união entre cultura, negócios e sustentabilidade, com a realização da 1ª Conferência Empresarial Abrasel Amazonas

A Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA 2025) foi oficialmente aberta na noite desta sexta-feira (3), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, em uma solenidade marcada pela presença do governador do Amazonas, Wilson Lima, de autoridades, empresários e entusiastas do setor gastronômico.

O evento, realizado pela Abrasel Amazonas, teve início com a 1ª Conferência Empresarial Abrasel Amazonas, que reuniu empreendedores e especialistas para discutir inovação, gestão e novas oportunidades no setor de alimentação fora do lar.

Antes da abertura oficial da feira, o governador Wilson Lima destacou a importância da gastronomia como vetor de desenvolvimento econômico e cultural para o estado.

“A FIGA 2025 é a divulgação da nossa culinária amazônica, que é uma culinária riquíssima e inigualável. É a possibilidade de mostrar para o Brasil e também para o mundo. Esse é um espaço muito importante nessa construção da imagem do estado, sobretudo naquilo que a gente tem como culinária, daquilo que faz parte da nossa cultura”, pontuou o governador do Amazonas, Wilson Lima.

1ª Conferência Empresarial Abrasel Amazonas

O ciclo de palestras começou com a história de sucesso do Sushi Ponta Negra, apresentada por seu fundador Djalma Pinheiro Neto. Em seguida, Diego Avelino, diretor de Desenvolvimento da Subway para América Latina e Caribe, falou sobre como projetar ambientes gastronômicos para a nova geração de consumo.

O casal Jessica e Leandro Kniphoff, criadores da rede JSK Burgers, compartilhou a trajetória de superação na palestra “Da Falência ao Milhão”. Fechando a conferência, o CEO do Grupo Azilados, Pedro Henrique Leite, trouxe reflexões sobre gestão ágil e encantamento do cliente com o tema “CEO de Lanchonete, existe?”.

O presidente da Abrasel Amazonas, Franco Andrade, reforçou que a FIGA consolida-se como uma plataforma de negócios e valorização dos saberes amazônicos.

“A FIGA está entrando na sexta edição, se consolidando como um marco da nossa cidade. A feira está linda. São mais de 50 expositores, artesanato, distribuição, alimentações, aula-show, rodadas de negócio, então é uma multiplicado de setores, já que neste ano o tema é ‘O grande mercado Amazônia’”, explicou Franco Andrade, presidente da Abrasel Amazonas.

Segundo dia

A programação da FIGA 2025 segue neste sábado (4/10), a partir das 15h, com a presença de chefs internacionais e nacionais, que trarão ao público experiências únicas, aulas-show e palestras sobre cultura e inovação gastronômica. Entre os destaques estão Hiroya Takano (AM), Ariani Malouf (MT) e Marsia Taha (Bolívia).

A entrada é gratuita mediante credenciamento prévio pelo site figaamazonia.com.br, onde também é possível conferir a programação completa da feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *