Com intervenção da prefeitura, campo da Luzitânia é o primeiro a receber sistema de drenagem em Manaus

Após 21 anos de espera, a comunidade do Crespo, na zona Sul, acompanha a reforma do tradicional campo da Luzitânia. Na quarta-feira, 25/1, o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Júnior, reuniu com os moradores para tratar das melhorias projetadas para o local. Principal motivo de insatisfação, o alagamento constante no campo será sanado com a implantação de sistema de drenagem, feito inédito em um campo comunitário de Manaus.

“Eles relatam esse problema principalmente em dias de jogos, a ponto de precisar interromper a partida por ficar inundado o campo”, explicou o secretário.

No local, serão implantados três tipos de drenagem em formato de escama de peixe, com média de 90 metros de comprimento e 14 espinhas de 6 metros de cada lado.

“É um sonho de todos os moradores. Nunca existiu drenagem aqui no campo”, alegou Humberto Pereira, de 55 anos, que mora há 40 anos no bairro. “Aqui, quando chove, alaga muito. Dá para andar até de canoa”, ressaltou.

Renato Junior explicou que, em duas semanas de trabalho, as equipes da Seminf já avançaram nos serviços. “Estamos na etapa de troca e pintura do gradil. Um trator já chegou por aqui para escavar o solo e começarmos a trabalhar na implantação do sistema de drenagem”, afirmou.

O campo, de 60 metros de largura por 90 metros de fundo, receberá reposição da areia, conforme pedido dos frequentadores. “Vamos também elevar o muro em 6,20 metros. A medida é para evitar que a bola incomode os vizinhos, já que a comunidade mora muito próximo ao campo”, anunciou o secretário.

“A iniciativa do prefeito David Almeida é a reforma total dos campos em bairros de Manaus. A gente sabe que a reforma de um campo só é boa quando feita em comum acordo com a comunidade. Por isso, estou aqui, vendo de perto o andamento da obra e tomando nota de todas as insatisfações dos moradores”, afirmou Renato.

“Eu nem almocei hoje, só para poder vir acompanhar a obra de perto”, disse Mário Ferreira, de 68 anos, também morador. “Queremos garantir que saia tudo do jeito certo”, complementou.

A Prefeitura de Manaus trabalha para concluir a reforma do campo dentro do prazo de 120 dias, a depender das mudanças climáticas. O sol, neste caso, favorecerá o processo de implantação da rede de drenagem e, consequentemente, as demais etapas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *