Prefeitura de Manaus realiza a 12ª edição da Semana de Estudos Sobre o Orçamento Público

Prefeitura de Manaus realiza, de 16 a 18 de agosto, a “12ª Semana de Estudos Sobre o Orçamento Público”. Mais uma vez, as palestras do evento serão on-line, transmitidas pelo portal de capacitação da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), por meio do site http://capacitacaoespi.manaus.am.gov.br, sempre a partir das 14h.

Podem participar estudantes e profissionais das áreas de contabilidade, economia, administração, direito, servidores públicos e sociedade em geral. Os interessados poderão efetivar suas inscrições gratuitamente, no mesmo portal. Todos os participantes das palestras on-line receberão certificados com horas complementares.

O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), em parceria com a Espi, que é vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

A Semana do Orçamento foi instituída pela Lei nº 1.341 de 2009 e teve sua primeira edição no ano de 2010. Desde então, o evento passou a ser uma ferramenta de inclusão e aproximação da sociedade no processo de elaboração do orçamento municipal.

Para a subsecretária de Orçamento e Projetos da Semef, Karliley Capucho, o evento, que está em sua 12ª edição, é uma ferramenta para envolver a sociedade no processo de elaboração orçamentária do município.

“Realizamos a semana todos os anos com objetivo de divulgar temas relacionados ao orçamento público, oportunizando à sociedade um melhor entendimento de todo o processo de elaboração do orçamento”, pontuou.

Palestras

Este ano, a semana do orçamento abordará pautas relacionadas ao Polo Industrial de Manaus (PIM), tendo como tema principal, a “Contribuição da Zona Franca para a cidade de Manaus e Novas Possibilidades de Desenvolvimento”. Para falar sobre o assunto, a prefeitura convidou grandes personalidades com vasta experiência e conhecimento do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

No primeiro dia, 16/8, o advogado tributarista e mestre em direito constitucional, Áppio Tolentino, falará sobre os aspectos histórico e contemporâneo da Zona Franca. Já o mestre e doutor em administração, André Luiz Zogahib, no mesmo dia, discutirá sobre os aspectos sociais do PIM.

No segundo dia de evento, 17/8, o ex-superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomaz Afonso Nogueira, fará a palestra “Desmistificando os Incentivos Fiscais: Entendendo as Principais Fontes de Recursos do Polo Industrial para a cidade de Manaus”.

No terceiro e último dia, 18/7, o atual secretário da Semtepi, Radyr Gomes de Oliveira Júnior, dará a palestra “Manaus, Ontem, Hoje e Amanhã – Os Desafios de se Encontrar e Desenvolver Novas Matrizes e Alternativas Econômicas para a Capital”. No mesmo dia, encerrando o ciclo de palestras, o parlamentar, economista e grande conhecedor da ZFM, Serafim Correia, falará sobre os novos modelos de superação econômica da Zona Franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *