Pleitos dos deputados Dermilson Chagas e Silas Câmara são atendidos pela presidência do INSS

Devido a uma articulação política do deputado estadual Dermilson Chagas (Republicanos) e do deputado federal Silas Câmara (Republicanos), os pescadores e a população em geral dos municípios de Borba (a 150 km de Manaus em linha reta) e Barreirinha (a 330 km de Manaus em linha reta) já podem ser atendidos em suas próprias cidades, sem terem de de se deslocar para municípios nos quais existem agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Atendendo a um pedido dos dois parlamentares, o Governo Federal instalou unidades do órgão nos dois municípios. A inauguração das duas unidades foi realizada no dia 24 de maio deste ano, e contou com a presença dos dois deputados.

O deputado Dermilson Chagas explicou que uma das principais dificuldades dos pescadores do interior do Amazonas para resolver suas demandas com o INSS, como dar entrada na aposentadoria e requerer benefícios sociais etc., é a necessidade de se deslocar para municípios onde haja unidades do INSS instaladas. O deputado Dermilson Chagas disse que, como são poucos os municípios que possuem agências do órgão, muitos pescadores são obrigados a vir à capital para ter atendimento.

Articulações em Brasília

Por essa razão, o deputado estadual Dermilson Chagas e o deputado federal Silas Câmara, ambos do Republicanos, participaram de várias reuniões, em Brasília, em 2021 e no início deste ano, para solicitar mais unidades do INSS no Amazonas.

“Muitas das vezes, os pescadores e pescadoras têm de percorrer longas distâncias de barco para chegar a um município e depois ainda têm de pegar estrada para chegar a outro município que possua agência do INSS. Outras vezes, eles precisam vir direto para Manaus, porém esse deslocamento acaba consumindo dias somente de vinda e mais outros dias para o retorno para suas cidades de origem. Além disso, esses deslocamentos geram custos, porque, dependendo do tempo que eles levarão para resolver suas demandas, eles terão gastos com hotel, alimentação, transporte etc. Por essa razão, nós participamos de diversas reuniões nos ministérios em Brasília para levar essas demandas específicas do Amazonas, que têm características próprias”, comentou o deputado Dermilson Chagas.

Em algumas das ocasiões, como aconteceu nos dias 14 e 15 de junho de 2021, os deputados Dermilson Chagas e Silas Câmara estiveram em Brasília com uma comitiva formada por representantes de associações, percorrendo os órgãos e ministérios para pedir celeridade no pagamento do Seguro-Defeso e para garantir outros direitos aos pescadores e pescadoras artesanais do Amazonas.

A comitiva que foi composta pelo presidente da Federação dos Sindicatos dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Estado do Amazonas (Fesinpeam), Raimundo Braga e pelos representantes do Sindicatos dos Pescadores no Amazonas (Sindpesca) de Autazes, Daniel Gomes; Tapauá, Francisca Oliveira; Manicoré, Helyelson Monteiro; Itacoatiara, Octávio Filho; São Paulo de Olivença, Wellivelton da Silva; e Beruri, João Amaro. Também participaram representantes dos municípios de Anamã, Maraã, Iranduba e Fonte Boa.

Agradecimentos

Durante a inauguração do INSS em Barreirinha e Borba, os deputados Dermilson Chagas e Silas Câmara agradeceram ao presidente nacional do INSS, José Carlos Oliveira, por atender o pleito dos dois parlamentares. José Carlos Oliveira foi representado nos eventos pelo superintendente regional Norte/Centro Oeste do INSS, Roberto Braga. O gerente executivo do INSS no Amazonas, Raimundo Pereira Silva Neto, também participou do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.