Segeam lança projeto ‘Sorriso Top’ com foco na saúde bucal de crianças e adolescentes da rede estadual de ensino

A Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) lançou, na manhã desta quinta-feira, 9, na Escola Estadual Marcantonio Vilaça I (Av. Max Teixeira, Cidade Nova, zona Norte de Manaus), o projeto ‘Sorriso Top’, desenvolvido a partir da parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), e cujo objetivo é levar aos alunos dos ensinos fundamental e médio, de três escolas estaduais de Manaus, ações educativas voltadas à saúde bucal. Cerca de dois mil alunos serão beneficiados.

A cerimônia contou com apresentações musicais, de dança e atividades recreativas, prestigiadas por pais e alunos da unidade de ensino.

De acordo com a presidente da Segeam, enfermeira estomaterapeuta Karina Barros, promover o conhecimento, a partir de ações educativas sobre saúde bucal, ajuda a esclarecer as dúvidas de crianças e adolescentes, durante um período em que essa parcela da população está mais suscetível a problemas comuns a essas faixas-etárias, como o aparecimento de placas e cáries, por exemplo. Além disso, auxilia na orientação sobre os chamados fatores etiológicos relacionados às enfermidades bucais, estimulando a adesão aos hábitos mais saudáveis e preventivos.

A odontóloga Denise Machado dos Santos, parceira no projeto, explica que serão trabalhadas, a partir da iniciativa, palestras com orientações sobre temas relacionados à higiene bucal, atividades recreativas/gincanas e a distribuição de materiais impressos, focados na conscientização dos alunos, sobre os recursos disponíveis para prevenir eventuais alterações de saúde.

As orientações também preveem a manutenção do equilíbrio da estrutura bucal, reforçando os hábitos de higienização adequados, tais como a correta escovação dos dentes, a utilização de fio dental de modo a evitar lesões, a realização do autoexame para a detecção de problemas visíveis, além da visita periódica ao dentista. “Com essas medidas simples, será possível evitar futuros traumas que requerem tratamentos mais complexos e invasivos a esse público”, explicou a odontóloga.

“As turmas receberão em sala de aula, cirurgiões dentistas e técnicos em saúde bucal, que abordarão temáticas que vão além da escovação, como as doenças gengivais, mau hálito, boca seca e alimentação saudável”, completou. Também haverá a aplicação de flúor nos alunos participantes, que ajuda a prevenir cáries e torna os dentes mais resistentes aos desgastes naturais.
Mãe do estudante Kalebe Freitas Pedrosa, do primeiro ano do ensino médio, a vigilante Flávia Coelho de Freitas , 46, explicou que o projeto tende a alertar os jovens sobre a importância da saúde bucal para a vida pessoal e para a saúde. “Como adolescentes, eles são displicentes com a saúde e acabam comendo muita coisa que não devem. Com o projeto, ele poderá levar a informação aos amigos com quem tem maior convívio, orientando-os sobre o tema”, destacou.

A diretora da Escola Estadual Marcantonio Vilaça I, Lidiane Lozana, frisou que o Sorriso Top vem para contribuir com a saúde dos alunos. “Isso nos deixa muito felizes, pois sabemos que o tema é muito importante para a qualidade de vida dos jovens. Parabenizamos a Segeam por um projeto que visa contribuir com a sociedade. Nossos estudantes se tornarão agentes multiplicadores, transmitindo o que aprenderem às pessoas do seu convívio”, disse.

As ações práticas, definidas em cronograma, terão início no próximo mês, e seguem até setembro de 2022, nas escolas estaduais Marcantonio Vilaça I, Marcantonio Vilaça II e Almirante Ernesto Mello Baptista. O programa será desenvolvido com recursos disponibilizados a partir da emenda parlamentar n° 007/2021, de autoria do deputado estadual João Luiz Almeida da Silva.

As ações são consideradas extraclasse e vão incluir, ainda, a aplicação de questionário para identificar o conhecimento prévio dos alunos acerca dos temas e o nível de absorção do conteúdo ao final da programação. O material impresso que será distribuído durante a programação, terá informações didáticas, construídas a partir da orientação de profissionais da área da odontologia, considerando o público-alvo e protocolos preconizados pelas autoridades de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.