Moradores que sofriam com alagamentos na comunidade Santa Marta recebem nova rede de drenagem
Quem mora na comunidade Santa Marta, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, sofria com constantes alagamentos durante as fortes chuvas. Agora, com o avanço da implantação da nova rede de drenagem profunda pela Prefeitura de Manaus, com 23 metros de extensão, bem próximo ao igarapé da rua Buriti, essa realidade mudou.
De acordo o subsecretário da Seminf, Efrain Aragão, a obra vai acabar de vez com os alagamentos no local. “É um problema recorrente na nossa cidade. Neste período de chuva, principalmente, essas comunidades, que ficam próximas a igarapés, sofrem, e temos seguido à risca a determinação do prefeito David Almeida e do nosso vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, que é ao máximo buscar soluções para este tipo de problema. No local, o igarapé apresenta um afunilamento e há muito acúmulo de lixo também na tubulação, evitando o escoamento correto da água, o que fazia subir o nível do igarapé, transbordando pela rua e alagando as casas. Com a obra, os moradores não sofrerão mais”, assegurou Aragão.
No local, foi feita toda a limpeza ao redor do igarapé e todo o lixo e entulho acumulados foram retirados. O sistema de travessia foi refeito com novas aduelas, que são galerias de concreto com um diâmetro maior, para dar a vazão correta das águas e evitar futuros alagamentos. O nível da rua Buriti será elevado e toda a rede de drenagem profunda está sendo refeita.
A Seminf contou com apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para fazer um desvio na linha de ônibus na rua Buriti, antes do início da obra. Um trabalho minucioso é realizado no leito do igarapé, para proteger e colocar as aduelas, e nesta terça-feira, as equipes trabalham no processo de encabeçamento, que é a proteção das laterais, para que não haja fuga de material ao lado da aduela, e não provoque futuras erosões na via. Atendendo ao pedido dos moradores, a Prefeitura de Manaus também construiu provisoriamente, uma ponte de madeira no local, para garantir a travessia dos pedestres.
Os moradores, como a dona de casa Judinei Gomes de Sá e o autônomo Raimundo Alfaia, atestam a qualidade dos serviços.
“Antigamente aqui, toda essa área ia para o fundo, inclusive a minha casa. Eu perdi minhas coisas, e muitos vizinhos perderam também. E por isso agradecemos e pedimos sempre melhorias aqui para nós”, afirmou a dona de casa.
“Eu quero agradecer ao prefeito e ao vice-prefeito, porque ninguém olhava por nós aqui na comunidade há mais de dez anos. Esse benefício vai resolver a situação de muitas famílias e com uma obra de qualidade”, concluiu o morador Raimundo Alfaia.