Prefeitura de Manaus realiza ‘Mobilização da Conferência de Educação’ para discutir e avaliar ensino

Prefeitura de Manaus realizou, nesta sexta-feira, 4/3, a Mobilização da Conferência de Educação – Etapa Escola, com a participação dos professores e gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na oportunidade, os educadores leram o Relatório de Monitoramento do Plano Municipal de Educação (PNE) – 2021 e o Documento Referência da Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2022. A ação faz parte da VI Conferência Municipal de Educação de Manaus (VIComed), que será realizada nos dias 16 e 17/3, no auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). 

Cada unidade escolar realizou suas discussões e avaliações com os educadores em salas temáticas discutindo três eixos importantes: 1 – PNE 2024-2034, com a avaliação das diretrizes e metas; 2 – Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação e 3 – Criação do Sistema Nacional de Educação (SNE) na avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

Para a assessora da conferência na Semed, Keyla Cardoso, a mobilização é fundamental para que todos os educadores envolvidos no processo de ensino aprendizagem possam prestar sua colaboração para a conferência, que será realizada em breve.

“Essa mobilização é de extrema relevância, uma vez que nos dias 16 e 17 de março estará acontecendo aqui em Manaus a conferência municipal. Para isso, primeiro é necessário que o documento de referência, que nós recebemos, seja discutido nas escolas, para que os professores tenham contato. É um documento que está relacionado com as diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação. A meta é que as escolas possam avaliar o documento e analisar para suas contribuições, que posteriormente será discutido na conferência”, salientou.

Mobilização


Com o total de 69 unidades de ensino, o gerente pedagógico da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, Renato Júnior, realizou o trabalho de acompanhamento nas escolas para prestar o apoio da divisão aos educadores na mobilização para a conferência.

“Nós primeiramente fizemos toda a mobilização com os gestores de preparação, passando todas as orientações para que eles realizassem com muito êxito nas escolas nesse momento. Passamos as diretrizes para o estudo do documento de referência, em que a comunidade escolar estudou, se apropriou do documento de referência e deu sua contribuição, que depois será levado para a conferência municipal. Depois de entregue o documento pelas escolas, nós vamos compilar, organizar em drive e entregar às pessoas que irão representar na conferência essas sugestões”, finalizou.

A diretora Vera Lima Araújo, da escola municipal José Carlos Mestrinho, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, considera a participação das unidades de ensino muito significativa, pois sua unidade atende a 368 alunos matriculados da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental novos caminhos para uma educação sempre buscando o melhor para todos.

“A partir de várias discussões de análise, de verificações das situações, nosso envolvimento com a educação, nós discutimos, elaboramos alguns direcionamentos, algumas propostas, ideias que serão levadas até a nossa divisão. A gente espera estar contribuindo efetivamente nesse momento, porque nós fomos engajados na luta pela educação em busca do que for melhor para os nossos alunos”, comentou.

A professora do 1º ano, Jane Queiroz Maia de Souza, há quatro anos trabalhando na escola, participou pela segunda vez da mobilização. Para ela, que fez parte da sala temática com do eixo 2, é muito importante a participação de todos para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem.

“Foi muito importante essa interação com os professores, até para mudar nosso comportamento, nossas atitudes diante de uma sala de aula. O nosso eixo contribuiu muito para isso, para que nós vejamos a educação para um desenvolvimento melhor do aluno. Nosso eixo que fala do futuro, nós já tivemos o ensino híbrido, em que deixou um ensaio de como é importante essa interação do computador de colocar o aluno e o professor também”, disse.

Comed


A VI Conferência Municipal de Educação de Manaus (VI Comed), organizada pelo Fórum Permanente de Educação de Manaus (FPEM), será realizada nos dias 16 e 17 de março de 2022, no auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com a finalidade de verificar as aspirações e expectativas do município quanto às políticas públicas educacionais.

Para que essa ação se concretize, é de suma relevância a participação das escolas municipais de Manaus na discussão e proposição de ideias, a partir do Documento Referência que norteia a realização da conferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *