Prefeitura realiza ações do Novembro Azul na sede da Semad

Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed), encerrou, nesta sexta-feira, 12/11, a campanha alusiva ao Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. As ações foram realizadas ao longo da semana, na sede da de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), localizada na Vila da Prata, zona Oeste.

A campanha contou com exames laboratoriais e de imagem, consultas médicas com o urologista credenciado, o médico Eclair Filho, do Hospital Santo Alberto, além de vacinação contra H1N1, teste de glicemia, aferição de temperatura e teste rápido de sífilis, HIV e hepatites B e C, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

No encerramento da campanha, os servidores participaram de uma palestra com o enfermeiro da Semsa, Willis Paz, com o tema “Saúde do Homem, Promoção e Prevenção”, realizada no auditório da Casa Militar, Compensa.

Para o servidor do Manausmed, Daniel Fernandes, a ação foi extremamente necessária para os servidores do órgão. “Campanhas como essa nos estimulam a realizar o autocuidado, pois nem sempre temos tempo para fazer uma consulta ou exame, ou até mesmo participar de uma palestra sobre o tema. Infelizmente, ainda há muito tabu sobre esse assunto, mas é importante priorizarmos a nossa saúde”, destaca.

De acordo com o subsecretário do Manausmed, César Marques, ações como essa fortalecem o autocuidado. “O Manausmed tem como projeto levar essas ações para outras secretarias da estrutura municipal com o incentivo do homem se cuidar, pois é somente por meio da prevenção que é possível identificar uma doença e iniciar o tratamento necessário”, informa.

No total foram realizados mais de 280 exames e mais de 20 consultas com os servidores da estrutura administrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *