Prefeitura de Manaus abre a ‘Semana do Livro Infantil’ com atividades culturais

Para incentivar a leitura e estimular o imaginário infantil, por meio das diversas atividades culturais, a Prefeitura de Manaus iniciou nesta segunda-feira, 4/10, a “Semana do Livro Infantil”, que ocorre até a próxima sexta-feira, 8, nas unidades de educação infantil e do ensino fundamental, com alunos do 1º ao 5º ano, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A abertura foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Humberto de Campos Castelo Branco, no Parque 10, zona Centro-Sul.

A ação é coordenada pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE) e as Divisões de Educação Infantil (DEI) e do Ensino Fundamental (DEF).

O diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Evaldo Bezerra, falou sobre a importância em incentivar a leitura desde a educação infantil.

“A Semed se preocupa com a educação desde a primeira infância, em que a leitura é trabalhada com as creches, os centros de educação infantil e as escolas de ensino fundamental. A gente busca sempre desenvolver o interesse dos alunos pela literatura, porque é dessa forma que acreditamos que a educação será transformada no município”, declarou Evaldo.

Aproximadamente 70 crianças participaram do evento, além de representantes das Divisões Distritais Zonais (DDZs), com várias apresentações de histórias infantis como, musical, peça teatral, produção de livros, recital de poemas, entre outros.

Vestida de Monteiro Lobato, a professora do 2º período, Rosângela Coelho, comandou toda a apresentação. Para a educadora, muitas famílias não possuem o hábito da leitura e a escola tem essa responsabilidade na vida dos alunos.

“Já na educação infantil a gente traz a leitura para perto das crianças, já que muitas famílias não possuem esse hábito. Por meio de desenhos, pinturas, eles acabam se interessando pelo letramento, por isso esse evento é tão importante para a rede municipal de educação”, falou Rosângela.

A aluna Mariana Barroncas, 6 anos, do 2º período, interpretou a sapeca Emília, uma das principais personagens da obra infantil de Monteiro Lobato, “Sítio do Picapau Amarelo”. Ela disse que gostou muito de conhecer a história da boneca de pano.

“A Emília pode falar o que quiser, ela é muito sapeca, brinca com os amiguinhos”, disse a pequena leitora.

Programação

Durante toda a semana, as escolas da rede municipal envolvidas na ação vão desenvolver atividades de leitura recreativa, encontro com autores locais, exposição de livros infantis de autores da literatura regional, nacional e internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *