Vereador Jander Lobato recebe comunitários da bacia do Tarumã-Mirim para tratar sobre demandas de mobilidade e saúde

O vereador Jander Lobato (PTB) recebeu, na manhã desta quarta-feira (22/09), em seu Gabinete, representantes das comunidades do Julião, Ebenezer e Agrovila, que ficam localizadas na bacia do rio Tarumã-Mirim, na zona rural de Manaus. O grupo apresentou demandas voltadas para melhorias do transporte fluvial e de infraestrutura nas áreas da saúde e iluminação pública.

Nas três comunidades residem mais de 3 mil famílias que vivem da agricultura e da pesca. Durante a reunião, o grupo fez um apelo para a regulamentação e fiscalização, por parte do Poder Público municipal, do serviço de transporte coletivo fluvial, o único meio de locomoção da população até a área urbana da capital.

Uma das principais reclamações é com relação ao valor da tarifa, que chega a ser R$ 20,00, em alguns trechos, além da obrigatoriedade do pagamento de bagagem e da cobrança de passagem para crianças maiores de cinco anos, e também a não concessão de meia passagem para idosos.

“É uma reclamação geral, pois eles tomam a decisão de aumentar o valor e pronto, e a gente tem que aceitar. Só que algumas famílias não têm condições de pagar, ainda mais nessa época de pandemia em que a situação está difícil pra todo mundo”, declarou o representante da comunidade do Julião, Álvaro Oliveira.

O vereador Jander Lobato se comprometeu de entrar em contato com a Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do David (COOP-ACAMDAF), responsável pelo transporte de passageiros e autorizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAC), para verificar essa demanda.

“Eu vou somar esforços para ajudar esses comunitários, verificando uma forma de fazer com que o valor das tarifas seja compatível com a realidade das pessoas que fazem uso desse transporte e que haja também um controle, por parte do poder público, de toda essa atividade”, explicou Jander.

Mais demandas – Outra reivindicação dos líderes é em relação à instalação de luz de led, água encanada e a reforma do posto de saúde que atende a população nas comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *