Seap apresenta ações do sistema prisional do Amazonas para Comitiva do Paraná

Uma comitiva formada por representantes dos poderes legislativo, judiciário e executivo do estado do Paraná, em visita institucional, foi recebida pelo secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel Vinícius Almeida, para conhecer o sistema prisional amazonense.

Junto ao secretário-executivo Paulo César Gomes e o secretário-executivo adjunto André Luiz Barros Gioia, Almeida apresentou e explicou o funcionamento do atual modelo de cogestão das unidades prisionais e a estruturação dos programas de ressocialização “Trabalhando a Liberdade” e “Conhecimento que Liberta”, bem como as demais medidas adotadas, pela atual gestão, para melhorar e alcançar o alto índice de qualificação profissional, segurança, controle e qualidade dentro do sistema penitenciário do Estado.

Entre os representantes da comitiva estavam a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Fabiane Pieruccini; o promotor de justiça Fernando Mattos; o deputado estadual e delegado Jacovós; o coordenador geral de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Rafael Morais Gonçalves Ayres; o secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, coronel Rômulo Marinho; o Diretor Geral da Secretaria de Estado da Administração e Previdência do Paraná, Elisandro Pires Frigo; o diretor do Departamento Penitenciário, delegado Francisco Alberto Caricati e o assessor da Governadoria Paranaense, Marcos Aurélio Souza Pereira.

Na quarta-feira (30/06), o grupo verificou in loco o sucesso das políticas de ressocialização, ofertadas por meio dos cursos e trabalho nas unidades prisionais localizadas no km 08 da BR-174. Eles também observaram de perto as reformas estruturais realizadas pela Seap e adotadas como padrão em todo o sistema prisional, além de conhecerem a colônia agrícola que proporciona ocupação e autossuficiência para os estabelecimentos prisionais.

Rômulo Marinho afirmou estar muito satisfeito com as políticas carcerárias implementadas no Amazonas. “Nós já percebemos aqui uma superorganização, um trabalho adequado, de qualidade, que prioriza a ressocialização, ou seja, oferta a oportunidade de mudança de vida. Isso para nós é muito gratificante, saímos daqui hoje muito contentes em ver toda essa estrutura e, com certeza, levaremos como modelo esse exemplo de gestão para o nosso estado”, enfatiza.

O secretário Vinícius Almeida comemorou a visita dos representantes do Paraná. “Tivemos a honra de mostrar todos os esforços que estão sendo feitos para promover a ressocialização e a qualificação dos internos. Quero agradecer a todos os membros que estiveram aqui, nós estamos muito felizes em poder apresentar esse modelo de gestão e essa revolução que realizamos, juntamente com o governador Wilson Lima, dentro do sistema prisional”.

Nesta quinta-feira (1°/07), a comitiva conheceu as obras de revitalização do Passeio do Mindu, trabalho que está sendo realizado com apoio da mão de obra dos reeducandos e depois foram até a sede do Governo do Amazonas, onde foram recebidos pelo governador Wilson Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *