Oftalmologista alerta para prevenção do Ceratocone, doença causada pelo ato de coçar os olhos
Em tempos de cuidados redobrados com a saúde, mais um alerta importante deve ser levado em consideração quando o assunto está relacionado às doenças oculares. O ato de coçar os olhos pode gerar pequenos traumas na córnea, além de trazer alterações dentro dos olhos, ocasionando o ceratocone.
O ceratocone é uma doença da córnea, aquela lente que fica na frente da “menina do olho”, e pode se desenvolver seja pela influência hereditária, genética, ou fatores externos, como o ato de coçar os olhos e, por conta disso, essa estrutura ocular começa a ficar pontiaguda, em forma de cone, por isso o nome ceratocone.
O oftalmologista Cavalcanti Júnior destaca os principais sintomas da doença.
“O simples fato de coçar os olhos pode causar doenças transmitidas por bactérias e vírus, como a Covid-19, e também o ceratocone. Entre os sintomas estão a sensibilidade à luz (fotofobia), irritação nos olhos, ofuscamento, embaçamento e distorções moderadas”, destacou.
Ocorrências e tratamentos- O oftalmologista, Cavalcanti Junior, explica que as maiores ocorrências da doença estão na fase da infância e adolescência.
“O ceratocone ocorre principalmente na fase da puberdade, então, toda criança ou adolescente que vem ao consultório e já tem uma característica de ser um alérgico e que, ao exame oftalmológico básico do grau, a gente verifica uma miopia, ou um astigmatismo, geralmente progressivo, a primeira coisa que a gente suspeita é realmente do ceratocone”.
Dr. Cavalcante, que atende na Vision Clínica de Olhos, em Manaus, no Millenium Shopping, ainda esclarece que a consulta ao médico especialista é fundamental para descobrir os casos e fazer o tratamento da doença. “O oftalmologista, através de exames complementares, consegue definir se realmente esse astigmatismo e essa miopia têm relação direta com essa doença tanto quanto definir em que estágio ela se encontra para o melhor tratamento, que em fases iniciais, pode ser feito com lentes de contato e óculos, para melhorar as irregularidades e oferecer visão mais satisfatória. Em alguns casos, pode ser necessário o implante de um anel intracorneano (Anel de Ferrara) no interior do tecido da córnea. A cirurgia é pouco invasiva e apresenta baixo índice de rejeição”.
Transplante de córnea –
Esta é a opção indicada em fases mais avançadas do ceratocone. O transplante de córnea normalmente não costuma apresentar rejeição e as taxas de sucesso são superiores a 97%.