Seap firma parceria com TV Encontro das Águas e amplia serviços para reeducandos do “Trabalhando a Liberdade”
Com o intuito de favorecer a recuperação e reintegração social dos apenados, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) firmou, no início deste mês, uma parceria com a TV e Rádio Encontro das Águas, que viabiliza a oportunidade de emprego para 12 reeducandos inseridos no programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, que atualmente cumprem suas penas no regime aberto e semiaberto. Eles desenvolverão serviços de conservação no prédio da sede da emissora, localizado na avenida Barcelos, centro de Manaus.
A parceria, firmada entre os dois órgãos, tem duração até o final deste ano. A Seap disponibilizou a mão de obra de dez homens do semiaberto, um homem e uma mulher do regime aberto, para que realizem serviços de manutenção, limpeza e higienização do espaço, durante 8h por dia, de segunda a sexta-feira. A ideia é que no futuro, eles iniciem também os trabalhos de revitalização do prédio, onde serão realizadas atividades de pintura, estruturação, troca de fechaduras e podagem das árvores.
De acordo com o assessor de obras do Departamento de Gestão e Projetos (Degep), da Seap, Rodrigo Otávio, responsável pela execução dos serviços, todos os reeducandos que estão trabalhando no local foram capacitados por meio de cursos ofertados pela secretaria. Ele ainda afirma que os apenados estão tendo um bom comportamento; e estão bastante empenhados no desenvolvimento dos trabalhos.
Na visão do diretor-presidente da TV e Rádio Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, a parceria firmada tem vários significados. “O primeiro é a utilização de uma mão de obra mais econômica para a recuperação de um bem público; e o segundo e mais importante está em poder participar do programa “Trabalhando a Liberdade”, tão bem construído pela atual gestão da Seap. São por meio de oportunidades como essas, que os reeducandos podem alcançar uma profissão digna e reiniciar suas vidas”, enfatizou.
Oportunidades – Atualmente a Seap já proporcionou a 66 apenados do regime aberto e semiaberto a chance de entrar no mercado de trabalho, por meio de convênios e parcerias. Priorizando assim a ressocialização e a remição de pena pelo trabalho, seguindo as normas da Lei de Execução Penal (LEP), Lei nº 7.210/1984.