Alunos da rede estadual reutilizam e transformam objetos em jogos lúdicos
Com o intuito de adotar práticas sustentáveis e refletir sobre o cuidado e a preservação do meio ambiente, os alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Machado de Assis reutilizaram materiais que iriam ser jogados no lixo e os transformaram em jogos baratos e divertidos.
Os estudantes usaram papelão, cola, tesoura, tinta, canudinhos, latinhas de batata frita, copos descartáveis, garrafas PET, pratos de isopor e fitas, dentre outros itens, para realizar a atividade.
O projeto integra as ações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que sugere que os alunos ampliem as brincadeiras e os jogos locais. Com isso, a professora Roselene Kimura Taketomi, que ministra aulas de Educação Física, trabalhou o conteúdo “Brincadeiras e Jogos”.
“O resultado está sendo muito bom, pois proporciona o aprendizado do aluno por meio de atividades lúdicas. Todos estes objetos foram transformados em jogos, que proporcionaram aos estudantes uma grande diversão”, explica Roselene.
Para a gestora da unidade escolar, Josiane Costa, os materiais utilizados são do cotidiano do aluno e que seriam descartados em suas residências. “A partir destes objetos, foram criados brinquedos ou jogos populares e surgiram ideias bem criativas, como campo de futebol, jogo da velha e quadra de basquete, entre outras”, conclui.
Ao todo, participaram do projeto 72 alunos da EETI Machado de Assis. Os discentes enviaram fotos e vídeos para os grupos de WhatsApp da escola, exibindo e utilizando os brinquedos produzidos por eles. As atividades foram desenvolvidas junto com a participação da família, envolvendo, assim, toda a comunidade escolar no processo.