Comunidade Sebrae promove networking entre 150 mil membros
Espaço virtual onde empreendedores se conectam e compartilham experiências e conhecimento, a Comunidade Sebrae deu um salto em 2020. A plataforma, criada pelo Sebrae/PR em 2015, é hoje uma das maiores comunidades de empreendedorismo do Brasil, com 150 mil membros. Desse total, 50 mil se cadastraram só no ano passado, com a intensificação da busca por atualizações e capacitações online por conta da pandemia.
Por dia, a plataforma recebe 3 mil acessos e registra sete novos conteúdos gerados pelos membros. Sob a ótica de quem vive o empreendedorismo no dia a dia, os temas são diversos, passando por marketing digital, gestão, finanças, liderança, inovação e outros. Além disso, no ambiente virtual os participantes têm acesso a cursos gratuitos e a conteúdo preparado por consultores do Sebrae/PR, entre outros profissionais.
A Comunidade tem crescido tanto que extrapolou a abrangência estadual. A empreendedora e mãe de três, Priscila Martos, de São Paulo, compartilha com frequência na Comunidade Sebrae conteúdo sobre empreendedorismo materno, área em que atua com o projeto Mães Protagonistas, uma espécie de ecossistema de apoio para mães empreendedoras.
“Faço parte da Comunidade há quase um ano. Além de contribuir com as pessoas que estão de fato em busca de aprender, com o que escrevo as pessoas me conhecem e ganho em visibilidade. Já consegui até clientes”, diz Priscila. Ela acrescenta que várias das suas alunas se inscreveram na plataforma para produzir e consumir conhecimento.
A consultora do Sebrae/PR, Bianca Becker, diz que a plataforma foi desenvolvida para acolher empreendedores e candidatos a empresários, possibilitando aprimorar habilidades e ficar por dentro de tendências, compartilhar conhecimento e promover inovações.
“É um apoio para ganhar competividade no negócio e aumentar as chances de sucesso. Em uma jornada empreendedora existem muitas pedras no caminho e não tem nada melhor do que aprender com quem teve vivência”, comenta a consultora.
Os participantes que desejam saber sobre temas específicos, podem personalizar o uso da plataforma. Com um clique, é possível fazer parte de grupos de interesse como o ‘Vida de MEI’, ‘Empreendedorismo Feminino’, ‘Do campo à mesa’, ‘Serviços de beleza’, ‘Construtech’, entre outros. “Há uma infinidade de conteúdos, mas é possível focar nos grupos, que entregam conhecimento conforme a necessidade. Os grupos são muito fortes dentro da Comunidade”, destaca Bianca.