Gestores afirmam que manutenção industrial precisa melhorar

Quando perguntados sobre a performance de suas manutenções industriais preventivas, 42,5% dos gestores responderam que seus programas precisam de alguma melhoria. É o que indica uma pesquisa de 2022 sobre manutenção industrial feita pela Plant Engineering Magazine e ATS (Advanced Technology Services).

Em 2020, o número de entrevistados que acreditavam que podiam melhorar suas medidas de prevenção era de 32,5%. O total de gestores que consideram sua manutenção satisfatória, eficiente ou muito eficiente soma 48%, contra 50,7% observados em 2020, na mesma pesquisa da Plant.

A manutenção industrial é conceitualmente um conjunto de atividades que tem o objetivo de verificar e garantir a vida útil de um equipamento por mais tempo. Existem diferentes tipos: a preventiva, a preditiva e a corretiva. No entanto, as três são consideradas importantes na rotina de uma manufatura para garantir máxima produtividade.

“Toda manutenção é feita dentro da necessidade de cada empresa e a periodicidade deve ser a cada 6 meses. É importante vistoriar as válvulas e os atuadores para garantir o bom fluxo da linha e não perder a qualidade na produção”, conta João Luiz, proprietário da Sansei Válvulas, distribuidora de produtos industriais.

Qualidade na manutenção

Além de programas efetivos e com atuação constante, é preciso levar em conta como a manutenção será feita na indústria. Estar atento a inovações tecnológicas pode ajudar o gestor a encontrar gargalos de eficiência e formas de atualização de peças que ele não consegue verificar no dia a dia. 

“A utilização de equipamento de ponta aumenta a eficiência na produção e promove a inovação, além de evitar também uma possível perda de equipamento, o que deixaria a linha de produção ‘na mão’, acarretando prejuízos na indústria”, afirma João Luiz.

Ainda segundo o especialista, os equipamentos que devem passar por revisão ou manutenção preventiva constante são as válvulas, os atuadores, as bombas e os painéis elétricos.

Para saber mais, basta acessar: www.sanseivalvulas.com.br