Festival Amazonas de Ópera (FAO) leva espetáculo infantil e oficinas gratuitas para o público da capital e interior do estado
O projeto “Ópera Mirim” levou uma programação especial para as crianças da Escola Estadual Almirante Barroso, nesta segunda-feira (08/05). A companhia de teatro de marionetes ‘O Pequeno Teatro do Mundo’ apresentou o espetáculo “O Navio Fantasma”, além de oficinas voltadas para o público infantil e juvenil. A ação contemplará outras escolas e instituições da capital amazonense.
A versão adaptada pelo Pequeno Teatro do Mundo conta a clássica história da opera de Wagner, sobre lenda do Holandês, famoso navio e seu capitão, que são condenados a viver navegando pela eternidade e a história de seu amor por Senta. A ação tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da ópera, criando um novo público.
Para a pequena Nicole, 7 anos, foi muito legal ver os bonecos se mexendo e cantando. “É muito maneiro sair da sala, ver os bonecos e a ópera junto meus colegas. Vou chegar em casa muito feliz e contar para os meus pais”, disse Nicole.
A professora de Artes Gisele Raik ressaltou a importância da iniciativa de oportunizar as crianças em situação de vulnerabilidade. “As crianças daqui normalmente são de bairro e não têm acesso a esses espetáculos, que geralmente ocorrem nos grandes teatros. Essa também é uma conversa que se leva para a sala de aula, incentivando a visualidade no papel, livro, televisão e entre outros recursos”, ressalta Gisele.
Ópera no interior
Para além da capital, o projeto garante à população do interior, acesso ao universo lírico, através do Teatro de Marionetes. O espetáculo “O Navio Fantasma”, contempla o município de Anamã, no dia 09/05, às 19. A apresentação acontece no Ginásio Valdemir Câmara.
O munícipio de Presidente Figueiredo também receberá a programação. Desta vez, no dia 11/05, às 19h, na Praça da Cultura. A entrada é gratuita.
O projeto “Ópera Mirim” faz parte da programação do 25º Festival Amazonas de Ópera, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com patrocínio master do Bradesco, apoio cultural do Grupo Atem e da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), além da aprovação na Lei de Incentivo à Cultura.
O secretário, Marcos Apolo Muniz, destaca a presença da Secretaria de Cultura nos municípios e a participação na vida das crianças e adolescentes.
“O Governo do estado tem atuado muito por meio da Secretaria para o desenvolvimento do público infanto-juvenil, temos essa missão de integrar todo o estado por meio da arte e, principalmente, fazer com que as crianças e adolescentes sejam parte desse processo artístico e educativo”, conclui o secretário.
Bradesco e a cultura
Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. O banco também mantém o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às ações culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.