Inscrições para Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas seguem abertas até junho
Na última edição, alunos da rede pública estadual conquistaram 3 medalhas de ouro na competição
Escolas da rede pública de ensino do Amazonas têm até o dia 5 de junho para inscrever alunos do ensino Fundamental e Médio na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2023. Organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a prova é realizada desde 2010 e é destinada a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais.
Para participar, cada escola interessada precisa, primeiramente, definir um representante que será o responsável pelo processo de inscrição junto à organização da OBFEP. O representante preencherá o formulário de inscrição, disponível por meio do link. A prova é destinada exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do 9º ano, do Ensino Fundamental.
Nesta primeira fase da OBFEP, cada escola indicará, no processo de credenciamento, apenas o número total de alunos, que efetivamente farão a prova em cada ano/série. Não haverá inscrição individual por aluno.
“A OBFEP é uma prova que estimula a capacidade do aluno em buscar conhecimento na área de Ciências da Natureza, o que auxilia no preparo do mesmo para vestibulares e certames públicos que dão acesso ao ensino superior. O certame também trabalha com os alunos do 9º ano”, apontou a coordenadora de Ensino Médio, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Lúcia Andrade.
Calendário
A OBFEP 2023 ocorrerá em duas fases. As provas da primeira etapa ocorrerão, nas escolas credenciadas, no dia 15 de agosto, enquanto que o gabarito deste primeiro certame será divulgado até o dia 18 do mesmo mês.
Até o dia 31 de agosto, a comissão organizadora da OBFEP divulgará o número mínimo de acertos necessários para que o estudante se classifique para a 2ª fase, juntamente com a lista de alunos classificados para a segunda etapa. A relação dos discentes aprovados será encaminhada para os coordenadores e representantes das escolas.
As provas da 2ª fase estão marcadas para o dia 18 de novembro e o resultado final da Olimpíada será divulgado até o dia 7 de fevereiro de 2024. Ao final do processo, os estudantes que tiverem as melhores classificações irão receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior, sob a tutela do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também são premiados alunos, escolas e professores participantes..
Conteúdo Programático
As provas da OBFEP estão divididas em três níveis (A, B e C). O nível A, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, conta com os seguintes assuntos: Álgebra Fundamental (inclui resolução de equações do 1º e 2º graus); Geometria Plana (cálculo de área); Noções de Geometria Espacial (cálculo de volume); Noções Básicas de Gravitação; Conceitos Básicos de Cinemática; Leis de Newton; Conceito de Energia; Medidas de Tempo, Espaço e Temperatura.
Para o nível B, destinado aos alunos de 1ª e 2ª série do Ensino Médio, os assuntos previstos no conteúdo programático são: Mecânica Clássica; Termofísica e Óptica Geométrica.
O conteúdo programático do nível C, destinado aos finalistas do Ensino Médio, conta com os tópicos do nível B, com o acréscimo dos seguintes itens: Oscilações e Ondas; Eletricidade; Magnetismo; Noções Básicas de Física Moderna e Contemporânea. A visualização completa do conteúdo programático pode ser realizada por meio do link.
Na última edição da OBFEP, em 2022, os alunos da rede pública estadual conquistaram três medalhas de ouro nas provas. A rede estadual de ensino também foi responsável por duas menções honrosas destinadas a professores.