Qualidade da merenda escolar é tema de parceria entre Secretaria de Educação e órgãos reguladores

Mais de 200 mil quilos de alimentos foram entregues pelo Governo do Amazonas às escolas da rede estadual para o início de ano letivo


A merenda escolar foi tópico de reunião entre representantes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Amazonas (Cecane-Ufam) e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). As equipes trabalharão em conjunto, com o objetivo de continuar proporcionando uma alimentação saudável e de qualidade para todas as escolas da rede pública estadual de ensino. 

A atuação conjunta acontece por meio de vistorias às escolas da rede estadual. O cronograma de visitas, que teve início no final de novembro do último ano, seguirá até outubro de 2023, realizando o trabalho em todas as modalidades de ensino oferecidas pela Secretaria de Educação e Desporto.

De acordo com o gerente de merenda escolar da Secretaria de Educação, Leonardo Pinto, o encontro fortalece a parceria que já resultou em mais de 200 mil quilos de alimentos nas escolas da rede, somente no início do ano letivo de 2023. 

“Foi uma reunião muito importante. Hoje, definimos datas e ações de monitoramento da merenda escolar nas nossas unidades de ensino. Trabalhamos para que todo o processo ocorra da maneira correta, pois nossos alunos são os principais beneficiados”, afirmou o gerente.

Por meio de cooperação técnica, o Cecane, instituição vinculada ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), auxilia, desde 2018, a Secretaria de Educação no cumprimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A coordenadora do Cecane, Celsa Souza, comentou sobre a importância das vistorias, que também beneficiam os agricultores familiares do Amazonas.

“Queremos trazer bons frutos não somente para os alunos, mas também para os agricultores familiares que proporcionam sempre uma alimentação saudável aos estudantes, ao mesmo tempo que promovem o aquecimento da economia local ao vender seus produtos. Utilizamos os mecanismos públicos para proporcionar renda, saúde e educação”, afirmou.  

Alimentação e rendimento escolar

Também presente na reunião, a nutricionista e responsável técnica pela alimentação escolar da Secretaria de Educação e Desporto ressaltou a relação entre a boa qualidade da merenda escolar e o salto no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. 

“O aluno, quando está bem alimentado, rende muito mais em sala de aula. Muitos estudantes também têm a alimentação escolar como a principal refeição do dia, portanto é da nossa responsabilidade prezar pela qualidade nutricional do que oferecemos aos nossos jovens”, destacou a nutricionista.


As novas reuniões entre a Secretaria de Educação e Desporto, Cecane e CAE acontecerão nos próximos dias. Aproximadamente, 30 escolas passarão por vistoria até outubro deste ano. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *