Politica

‘Independentemente de ciclos de poder, queremos transformar a vida de vocês’, diz Tadeu de Souza em Maués

Vice-governador faz encerramento de mutirão de cirurgias oftalmológicas no Baixo Amazonas, com mais de 200 beneficiados

O vice-governador Tadeu de Souza (Avante) reforçou a atuação do Governo do Estado na interiorização de políticas públicas de saúde ao realizar, neste sábado (30/08), o encerramento do mutirão de cirurgias oftalmológicas em Maués (a 276 quilômetros de Manaus). Ao todo, cerca de 200 pacientes diagnosticados com catarata e pterígio (carne crescida nos olhos) foram beneficiados.

A ação realizada na região do Baixo Amazonas teve duração de três dias e foi concluída com a avaliação pós-cirúrgica feita pela equipe médica responsável. A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Maués, a partir de recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Abdala Fraxe (Avante).

Com raízes em Manacapuru, o vice-governador relembrou o histórico da própria família com problemas de visão e destacou que ele mesmo já passou pela cirurgia. Tadeu anunciou que um novo mutirão será realizado até o fim do ano no município e reiterou o compromisso de apoiar ações de saúde no interior.

“Meus avós eram plantadores de juta e, na minha família, há um histórico de pessoas que morreram cegas porque não tiveram acesso a esse tratamento no serviço público. Independentemente dos ciclos de poder ou de posição de palanque, queremos transformar a vida de vocês. Em dezembro a gente volta para dar continuidade a esse mutirão”, enfatizou.

A catarata e o pterígio são doenças comuns no Amazonas, sobretudo no interior, devido à forte exposição ao sol. Para o vice-governador, a cirurgia devolve não apenas a visão, mas também a dignidade e qualidade de vida da população.

“Todo mundo tem alguém na família com catarata ou pterígio. Isso impacta muito a vida das pessoas. É o comerciante que não consegue dar o troco ou a pessoa que perde o convívio social por causa da doença. Eu sei o quanto essa cirurgia mudou e ainda vai mudar a vida de vocês”, ressaltou.

O professor José Augusto, de 65 anos, foi um dos pacientes que passaram pela avaliação após a cirurgia e relatou sua experiência. “Eu precisava fazer a cirurgia porque dirijo. Foi rápido e agora estou bem melhor”, contou.

A prefeita de Maués, Macelly Veras (PDT), manifestou gratidão pelos resultados positivos da parceria. “Estamos aqui para agradecer todo o apoio do Governo do Estado, ao vice-governador Tadeu e ao deputado Abdala pela emenda que possibilitou o atendimento de 200 pacientes. Isso é um presente para a nossa cidade”, afirmou.

O encerramento do mutirão, realizado num ginásio do município, também teve a presença do vice-prefeito de Maués, Paulo PP (PRD), e de vereadores locais.

Balanço

Ao todo, moradores de 16 municípios do Amazonas já foram beneficiados pelos mutirões de cirurgias oftalmológicas. Durante a abertura da ação em Maués, na última quarta-feira (27/08), o deputado Abdala Fraxe destacou que já foram realizados mais de 5,8 mil procedimentos.

“É um projeto que acontece há dois anos e meio no nosso estado. As pessoas chegam com enorme dificuldade e, em dois dias, voltam a enxergar maravilhosamente bem”, destacou o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *