Governo

Amom Mandel reforça compromisso com a causa autista em visita à AMA

Na passagem pela sede da instituição, o deputado comentou sobre articulação para aprovação rápida da Carteira Nacional da Pessoa com Deficiência no Senado

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) realizou uma visita institucional à Associação de Amigos dos Autistas (AMA) na última sexta-feira (14), onde expôs as prioridades do seu mandato para a causa autista. Na ocasião o congressista recebeu um quadro feito por alunos atendidos pela instituição, em agradecimento às emendas encaminhadas quando ele ainda era vereador e a doação de parte do auxílio moradia.

Na passagem pela sede da AMA, Amom foi elogiado pela atuação na Câmara dos Deputados como relator do Projeto de Lei 3648/2004, que cria a Carteira Nacional da Pessoa com Deficiência (CNPCD).

Um dos benefícios destacados pela coordenadora do AMA, Raimara Frota Uchoa, é a possibilidade de que os dados do documento de identificação ajudem a quantificar a quantidade de autistas no Brasil. A ausência de números concretos tem impactado negativamente o planejamento de políticas públicas para essa parcela da população.

Em audiência pública na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados, presidida por Amom em maio de 2024, os prejuízos causados pelo apagão de dados sobre os autistas ficaram evidentes nas falas de diversas autoridades.

Amom Mandel expôs ainda a articulação para que a CNPCD seja aprovada o mais rápido possível também no Senado. “Já entrei em contato com o senador Alessandro Vieira, de Sergipe, e ele se comprometeu a assumir a relatoria do projeto no Senado. Estamos trabalhando para garantir que a proposta avance de forma rápida e que, finalmente, os autistas possam ter um documento que reconheça suas especificidades, promovendo maior inclusão e acesso a direitos fundamentais”, disse o deputado.

Primeiro deputado a tornar público o diagnóstico de autismo, Amom foi convidado pelos coordenadores do AMA, a ver o resultado do trabalho desenvolvido com o apoio dos recursos enviados por ele que possibilitaram a ampliação do projeto para mais 55 famílias e permitiram a aquisição de cestas básicas e uma pick-up de apoio logístico.

O AMA oferece serviços gratuitos a centenas de famílias de crianças autistas com alto grau de suporte. Na instituição, são oferecidos atendimentos psicológicos, oficinas diárias, atividades de educação física e assistência social às famílias de baixa renda.


Assessoria Amom Mandel em Manaus
92 98140-1756 (Whatsapp)
Giovanna Marinho – Jornalista (MTB – 1473/AM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *