Gestão David Almeida supera desafios e vira referência para todo Brasil em inovação e administração
Quinta maior economia brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Manaus passou por uma verdadeira transformação na gestão do prefeito David Almeida. A “Capital da Amazônia” deixou no passado as imagens da pandemia da Covid-19 e entrou de cabeça na era da tecnologia e da inovação. Assim, com a gestão David Almeida, Manaus avançou e passou a ser referência nacional em diversos setores como saúde, educação e assistência social.
“Quando assumi a gestão municipal, logo de cara, tivemos que enfrentar a pandemia da Covid-19 e todas as sequelas que ela deixou na nossa rotina, além da grande cheia e das duas maiores estiagens da história. Tivemos ao lado os nossos servidores que, com muito empenho, foram fundamentais para que pudéssemos voltar ao ritmo e planejar o futuro”, afirmou Almeida, que além de superar os problemas, buscou modernizar a cidade com novos equipamentos. “Planejamos obras como os novos complexos viários e as reformas das escolas e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que são vitais para o funcionamento dos serviços municipais. A partir disso, conseguimos avançar em todas as áreas e entregar serviços que viraram referência para todo o país”, complementou.
Saúde é referência nacional
Ao assumir a administração municipal, David Almeida enfrentou a segunda onda de casos da Covid-19. O caos, visto em 2020, virou exemplo do que não fazer. Assim, em menos de um ano, Manaus já recebia do Ministério da Saúde a maior nota, entre capitais, no ranking do Previne Brasil, que mede a qualidade da Atenção Básica de Saúde dos municípios.
No decorrer da gestão David Almeida, essa marca só avançou. Hoje, Manaus é, por sete quadrimestres seguidos, a melhor saúde básica entre as capitais do Brasil.
Para alcançar esse resultado, foi necessária uma série de investimentos coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). No total, foram inauguradas ou reformadas 97 UBSs, sendo sete de porte 4, com capacidade de realizar mais de 20 mil atendimentos, cada, por mês.
E mais: da crise da saúde básica na pandemia, quando se tinha apenas 42% de cobertura na cidade, a população já pode contar hoje com uma rede ampliada, com mais de 90% da cobertura em toda a capital.
Os atendimentos às mulheres também foram ampliados, graças ao serviço ofertado pelas Unidades Móveis de Saúde da Mulher. Em 2021, Manaus contava apenas com um veículo. Hoje, são cinco espalhados por todas as zonas da cidade, inclusive a zona rural, que já realizaram mais de 205 mil atendimentos.
Avanços na educação
O prefeito David Almeida não mediu esforços para ampliar e melhorar a estrutura administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Além de investir em cursos de qualificação para os servidores, a gestão atual realizou a reforma ou construção de 361 unidades de ensino, sendo oito escolas construídas do zero, quatro creches novas e outras 20 reformadas.
A Educação Especial também recebeu um carinho extra nos últimos quatro anos. De 2020 para cá, houve um crescimento de 50% na quantidade de unidades de ensino, que contam com salas de recursos multifuncionais – são 203 escolas com 388 salas preparadas.
Outro avanço importante foi o lançamento do programa “Educa +Manaus”, criado para preparar os estudantes do 5° e 9° anos para as avaliações do Saeb, visando elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede de ensino de Manaus. O programa era composto por sequência didática, simulados, 6° tempo, formação integrada para professores e acompanhamento familiar.
Como consequência dos investimentos, em agosto deste ano o Ministério da Educação (MEC) indicou que Manaus avançou na qualidade de ensino nos anos inic…