Sejusc capacita agentes de Barreirinha e Parintins para atuarem na garantia dos direitos das pessoas idosas

Iniciativa faz parte do eixo “Envelhecer no Território”, que integra o programa “EnvelheSer 60+”

Programa de apoio à rede de atendimento e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o “EnvelheSer 60+” realiza atividades no interior do Amazonas. Os municípios de Barreirinha e Parintins (a 331 e 369 quilômetros de Manaus, respectivamente) recebem, na quarta (28/08) e nesta quinta-feira (29/08), a formação do projeto “Envelhecer no Território”.

O projeto, uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), é coordenado, no Amazonas pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi). E tem como objetivo formar agentes de direitos humanos, por meio de curso de capacitação, para atuarem na garantia dos direitos das pessoas idosas.

Por intermédio da coordenação de ações itinerantes – com parceria da rede de atendimento e proteção à pessoa idosa -, ocorrerá a qualificação de agentes locais para fortalecer a participação social na identificação e no enfrentamento à violação dos direitos das pessoas idosas. A formação é realizada em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Capacitação

Na Ilha Tupinambarana e em Barreirinha, os treinamentos tiveram início na quarta-feira (28/08) e têm a duração de dois dias. Nos municípios, os integrantes participam da capacitação “Práticas e diretrizes em políticas públicas para a pessoa idosa”, que promove informações sobre o processo de envelhecimento e seus aspectos, abordando a violação de direitos da pessoa idosa no âmbito da violência intrafamiliar.

De acordo com a gerente do “EnvelheSer 60+”, Thalita dos Santos, o “Envelhecer no Território” fortalecerá os arranjos institucionais que efetivam as boas práticas de políticas públicas voltadas à pessoa idosa. “Também fortalecerá a identificação de violações de direito, tendo, assim, parâmetros estatísticos sobre o tema, visando a melhoria de atendimento e intervenção nas demandas apresentadas”, completou Thalita.

EnvelheSer 60+

O projeto de apoio à rede de atendimento e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa atualiza as políticas e assistência para o público.

Coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), a iniciativa promove uma série de atividades e serviços voltados à pessoa idosa, tais como orientação jurídica; aulas de hidroginástica e dança; linhas de crédito; e Gincana Violeta, que estimula o bem-estar por meio de brincadeiras e dinâmicas físicas.

FOTOS: Divulgação/Sejusc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *