Energia volta aos poucos em Manaus e em municípios do Amazonas
A falta de energia ocorreu no inicio da manhã desta terça-feira
A interrupção de energia elétrica começou a retornar em Manaus e nos municípios do estado por volta das 10h30 nesta terça-feira (15), após um apagão nacional. Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara foram as cidades do Amazonas afetadas.
Mais de 20 estados e o Distrito Federal foram atingidos, porém o fornecimento de energia está voltando aos poucos em alguns estados, como no Nordeste do país.
O apagão aconteceu por volta de 07h30 e retornou às 10h30 em parte da capital e nas outras cinco cidades do estado que foram afetadas.
A falta de energia afetou o comércio e a área da educação, onde os alunos precisaram ser liberados.
Segundo a Amazonas Energia, o blecaute foi ocasionado por desligamento “intempestivo do Linhão de Tucuruí”.
Nota Amazonas Energia
Amazonas Energia informa que, às 07h32, ocorreu um desligamento intempestivo do Linhão de Tucuruí, ocasionando blecaute no sistema de Manaus e Interligados, afetando também as cidades de, Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara. No momento, a Amazonas Energia aguarda orientações de restabelecimento pelo Operador Nacional do Sistema – ONS.
Falta de água
Houve também a falta de água em Manaus, Itacoatiara e Presidente Figueiredo.
“Todos os sistemas hidráulicos de distribuição de água da cidade foram desligados e só podem retornar à operação após a energia elétrica ser reestabelecida na capital”, afirmou a Águas de Manaus, em nota.
De acordo com a empresa, depois que a energia for restabelecida, o fornecimento de água será recuperado em até 24 horas em toda a capital. “A Águas de Manaus reforça que está com equipes mobilizadas com carros-pipa, para abastecer locais prioritários, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde”, disse a concessionária.