Notícia na Medida – Últimas Notícias de Manaus e do Amazonas
AmazonasGeral

FCecon destaca papel do Corpo de Bombeiros na assistência ao paciente

Hospital conta com sete profissionais, que atuam nas áreas de ortopedia oncológica, patologia,  oncologia clínica, medicina clínica, enfermagem e farmácia

A atuação de profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) tem ajudado a salvar vidas de pacientes em tratamento contra o câncer na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). No Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no domingo (02/07), o hospital destaca o papel dos bombeiros na assistência aos pacientes.

A FCecon conta com sete profissionais do CBMAM, que atuam nas áreas de ortopedia oncológica, patologia, oncologia clínica, medicina clínica, enfermagem e farmácia. Eles foram cedidos por meio de um convênio firmado em janeiro de 2022, com a duração de um ano, podendo ser renovado após o término.

Segundo o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, o convênio com o Corpo de Bombeiros permitiu avançar em áreas nas quais o Amazonas dispõe de poucos profissionais. Ele cita, por exemplo, a cirurgia ortopédica, a farmácia e a clínica oncológicas. “Também avançamos com a chegada de enfermeiros que atuam no projeto Navegação em Enfermagem, que contribuem com a diminuição do tempo de espera dos pacientes no serviço de Mastologia”, comemora.

Gratidão

Farmacêutica, e com mestrado em Ciência, Inovação e Tecnologia pela Universidade Federal do Acre (UFA), Jussara Alice Beleza Macêdo conta que tem sido gratificante o trabalho realizado na FCecon. “O hospital é referência no serviço oncológico, no ensino e na pesquisa em oncologia na região Norte. Trabalhar aqui é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional”, frisa. 

Atuação

Bombeiro Militar desde 2022 e atuando no serviço de Farmácia desde janeiro de 2023, Macêdo diz que a missão do bombeiro militar é “vidas alheias salvar”, o qual é realizado de forma indireta por meio da assistência e do cuidado farmacêutico prestado no contexto do trabalho multiprofissional para segurança do paciente.

Segundo ela, as atividades no serviço de Farmácia são focadas na Farmacoterapia Oncológica – Quimioterapia –, onde é feito o acompanhamento das prescrições médicas de quimioterapia. Ela explica que é preciso que os protocolos de tratamento estejam em conformidade, nas doses e intervalos preconizados, seguindo as diretrizes e práticas de segurança e qualidade, evitando principalmente os erros de medicação.

“Na área da saúde e, principalmente, no trabalho Hospitalar e na Oncologia, o primeiro ensinamento é a valorização da saúde e a da vida, além de ser uma lição de força e coragem. Os pacientes nos mostram força e alegria, apesar da doença e dos dias em tratamento, fazendo-nos refletir e, assim, ajudá-los para que tenham sucesso no tratamento e no restabelecimento da saúde”, ressalta.

Aprendizado

Para o médico ortopedista oncológico, Ubiratã Gomes Loureiro de Oliveira, o trabalho na FCecon tem lhe ensinado fé em Deus, humildade em entender o sofrimento do outro e resiliência com o processo. “Tenho orgulho de vestir a farda do Corpo de Bombeiros, estamos bem integrados à equipe do hospital e juntos realizamos um ótimo serviço à população”, salienta.

O lema dos bombeiros diz muito sobre esse papel, conforme Oliveira, com o apoio à FCecon com subespecialistas em Oncologia, auxílio no tratamento e, consequentemente, ajudando a salvar vidas. Ele conta que trabalha no hospital desde 2014, após retorno para Manaus, devido a sua subespecialização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *