Pontes temporárias serão construídas na BR-319 até o final deste ano, segundo Dnit-AM
Segundo o superintendente do Dnit no Amazonas, a previsão de entrega das pontes provisórias é em outubro deste ano
Segundo o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no estado, Luciano Moreira de Sousa Filho, a BR-319 receberá pontes temporárias. A informação foi dada nessa terça-feira (13), durante a audiência pública que aconteceu na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Segundo Moreira, as pontes improvisadas serão de estrutura metálica e madeira para que os carros possam trafegar, e informou também que o contrato com a empresa Amazônia Navegações Ltda., contratada para operacionalização da balsa dos rios Autaz Mirim e Curuçá, terminará em outubro e não será renovado.
O superintendente, informou ainda, que no primeiro semestre de 2024, as pontes permanentes estarão em completo funcionamento. O superintendente do Dnit no Amazonas, disse que as obras irão começar em outubro deste ano. Ainda segundo Luciano Moreira, antes do início da construção das duas estruturas, será necessário retirar todos os escombros das antigas pontes.
Audiência pública
Nessa terça (13), a Assembleia Legislativa realizou uma audiência pública com o objetivo de debater a recuperação das duas pontes que desabaram na BR-319, no Amazonas, no ano passado.
“Precisamos buscar uma solução e aproximar a relação entre a Aleam e o Dnit. São mais de 120 mil amazonenses que estão sendo prejudicados. Sugiro que o Dnit-AM entregue um relatório mensal, atualizando sobre o estágio das obras. O povo do Amazonas merece”, disse Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa.
Segundo os parlamentares, os desabamentos das pontes estão prejudicando diretamente os moradores de cinco cidades do Amazonas: Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Nova Olinda do Norte e Manaquiri.
Além da presença do Dnit-AM, a audiência contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Amazonas Marcellus Campelo, parlamentares da Aleam e vereadores dos municípios mais atingidos pelo desabamento das pontes (Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Nova Olinda do Norte e Manaquiri).
O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) foi contratado para investigar as causas dos desabamentos, mas o laudo ainda não foi concluído.
Relembre os desabamentos
A ponte sobre o Rio Curuçá, no quilômetro 23, município de Careiro, caiu no dia 28 de setembro do ano passado, onde deixou cinco mortos e quatorze feridos. E no dia 8 de outubro, a ponte sobre o Rio Autaz Mirim, no quilômetro 25, também caiu, mas não deixou vítimas. Foram 11 dias de diferença entre o desabamento de uma ponte para a outra.