Nove bairros de Manacapuru são afetados com a subida do Rio Solimões
Segundo a Defesa Civil do município, as águas só devem voltar ao nível normal no fim do mês
Com a subida do Rio Solimões, nove bairros de Manacapuru, município do interior do Amazonas, ficaram inundados. No Centro da cidade, as ruas de quatro quarteirões já estão completamente alagadas.
Moradores relataram as dificuldades devido o alagamento que causou em suas casas. Segundo a Defesa Civil do município, as águas só devem voltar ao nível normal no fim do mês.
Segundo a Prefeitura de Manacapuru, mais de três quilômetros de pontes já foram construídas para que os moradores tenham acesso à suas casas.
“Nesse primeiro momento estamos auxiliando essas famílias com pontes. Já chegamos a nove bairros, sendo 40 ruas cobertas. São mais de três mil metros de pontes provisórias e 600 metros de pontes permanentes”, explicou o chefe da Defesa Civil do município, Bruno Aguiar.
Na zona rural do município, quem não conseguiu levar o gado para terra firme também enfrenta dificuldades para alimentar os animais.
Nessa quarta, o Rio Solimões atingiu a marca de 19,21 metros, 21 centímetros a mais que a cota de transbordamento, e mais de um metro abaixo da marca registrada no mesmo período, no ano passado, em 2022.
“A nossa expectativa é que encha até a última semana de junho. Com isso, estamos também nos preparando para o período de estiagem que, segundo a meteorologia, será grande”, finalizou o dirigente.