‘Faça Bonito’: atividades em escolas alcança mais uma escola da rede pública estadual
As atividades da campanha “Faça Bonito” chegaram na Escola Estadual Vasco Vasques, na zona leste de Manaus, nesta segunda-feira (22/05). O calendário de atividades da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes segue até o fim deste mês.
Os técnicos da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca) levam aos estudantes das unidades escolares da rede pública de ensino de Manaus e da Região Metropolitana conteúdos que mostram seus direitos e que certos comportamentos devem ser denunciados a um adulto de confiança.
Nesta manhã, os estudantes conversaram, além dos técnicos, com a enfermeira Larissa Dantas, que se disse contente em ver que as atividades estão abrangendo muitas pessoas e gerando discussões e resultados.
“Vemos que o nosso objetivo está sendo alcançado quando estamos conversando, sensibilizando e realmente alcançando o público que a gente quer. Eles absorvem os conteúdos passados e ao mesmo tempo a gente vê essa busca por ajuda por auxílio, então a campanha tem sido realmente de extrema importância para a conscientização dessas crianças e adolescentes”, frisa a enfermeira.
Reginaldo de Castro, pedagogo e professor de Artes, assistiu à palestra e observou o comportamento dos alunos. Para ele, o trabalho de conscientização é fundamental.
“É importante justamente para detectar onde é que estamos errando, errando como profissionais, errando como professor, errando na área da educação, com os nossos adolescentes. Os erros não podem acontecer e precisamos saber de onde está vindo, como está acontecendo, por isso é importante detectarmos isso dentro das escolas, com o auxílio de profissionais”, avalia Castro.
Campanha Faça Bonito
A campanha nacional é feita para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes, garantindo que possam se desenvolver de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.
A Sejusc seguirá com a campanha durante todo mês, por meio de ações dinâmicas e de conscientização em escolas da rede estadual e locais estratégicos da capital. O encerramento ocorrerá no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), no próximo dia 31 de maio.