Amazonas registra abertura de empresas em menos de uma hora, no mês de abril

A redução do tempo médio para abertura de uma nova empresa foi de 44 minutos

O Governo do Amazonas, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucea), registrou, no mês de abril, o tempo médio de 53 minutos para constituição de uma nova empresa no mercado local. Até o mês de março deste ano, o empreendedor já consumia apenas o tempo médio de 1 hora e 37 minutos para abertura de um novo negócio no estado. 

Desde abril de 2019, todos os processos de registro mercantil que tramitam na Jucea, são 100% digitais, o que deu maior celeridade e segurança ao descerramento de novos Cadastros Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no Amazonas.

Ainda conforme os dados do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia, vinculado ao Ministério da Economia — outro ponto positivo no mês de abril— foi o crescimento de 25,5% na constituição de novos empreendimentos, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Conforme a presidente da autarquia, Maria de Jesus Lins, a Jucea tem trabalhado para consolidar as melhorias dos serviços e atendimentos oferecidos pelo órgão do estado.

“Nosso trabalho é voltado para consolidar todas as melhorias que até aqui realizamos no registro empresarial no Amazonas, e todos os benefícios que surgem são frutos desse trabalho. Nosso objetivo é fundamentar serviços que sejam capazes de garantir, sempre, aos nossos usuários uma base extremamente sólida e segura, além de dar o suporte necessário e atender com toda a segurança as demandas dos empresários”, destacou.

Natureza jurídica

Entre os tipos empresariais mais registrados no mês de abril deste ano, a modalidade de Sociedade Empresária Limitada liderou a procura pelos empreendedores, com um total de 392 constituições. Seguida do registro de Empresário Individual, com 186 aberturas.

Municípios

Entre os municípios do estado que tiveram maior número de constituição de novos empreendimentos, destacam-se Manaus, com 435 novos registros; seguida de Itacoatiara, com 15; Humaitá e Parintins com 11; Manacapuru, com 09; e Iranduba, com 7 novas empresas.

Segmentação

Nos dados consolidados pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a segmentação de serviços obteve 355 novas empresas no mercado, seguida do setor de comércio com 197 e de 15, na segmentação de indústria.

Arrecadação

No setor de arrecadação da autarquia, o SRM aponta um total de R$1.402.974,07.

Os dados da Jucea não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), que são constituídos de forma virtual, por meio do portal do Empreendedor, do Governo Federal. E estão disponíveis no site da Jucea, na aba serviços/ estatística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *