Governo leva curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos Federais para o interior
O curso está sendo oferecido em Rio Preto da Eva para 98 participantes
O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), está levando para os municípios do interior o curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos Federais. Em Rio Preto da Eva, (distante 57 km de Manaus), 98 alunos participam do curso, que teve início na quarta-feira (15/03) e vai até a sexta-feira (17/03), no auditório do Comando da Guarda Municipal (Rua Gov. José Lindoso, n° 8, Centro).
A captação de recursos federais tem sido apontada por especialistas econômicos como mais uma alternativa financeira para a implementação de políticas públicas, mas para pleitear os recursos disponíveis, é necessário saber elaborar um bom projeto.
O evento faz parte do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional da Ciama, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), e é voltado prioritariamente para servidores públicos municipais e estaduais, mas também é aberto para empresários, representantes de associações, cooperativas e organizações da sociedade civil.
Segundo o professor Ulysses Bezerra, especialista em captação de recursos, é importante a disseminação de uma cultura da metodologia de projetos no âmbito do serviço público. “Através desse curso, mostramos ao participante como é possível ampliar as possibilidades de captação de recursos federais e de ressignificar a utilização e o domínio da plataforma utilizada pelo Governo Federal, visando aprimorar as execuções orçamentárias do Estado em todas as modalidades de transferências da União”, explicou.
Na tarde desta quinta-feira (16/03), foram apontadas as facilidades e movimentações financeiras por OBTV, a pesquisa de programas disponíveis, outras funções de acesso livre da Plataforma do Governo Federal e a verificação de propostas e convênios.
A professora Maria Vicentina, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), destacou que o curso será de grande importância para a instituição em que ela trabalha. “O curso veio fazer com que a gente entendesse a importância do projeto. Às vezes ficávamos sem saber como e para onde ir. Este curso abriu mais o nosso entendimento de como buscar, como fazer realmente o projeto. Então, é de grande importância, não somente para as instituições, como também para os profissionais que trabalham na prefeitura. Pra mim está sendo de grande importância”, destacou.
O secretário de Produção Rural de Rio Preto da Eva, Eduardo Castelo, que também está participando do curso, frisou que é gratificante ver as pessoas participarem de capacitações. “Nós teremos acesso a ferramentas, que vão permitir entender como funciona a plataforma e o sistema para acessar os recursos federais, que podem ser aplicados não somente nas nossas atividades, mas na sua secretaria, na sua empresa, no seu dia a dia, na associação, na comunidade, na sua vida”, destacou durante a abertura do curso.
No último dia do curso, 17 de março, os participantes terão conhecimento sobre as tendências para o futuro da Plataforma Transferegov, as Transferências Especiais, Transferências de Fundo a Fundo e Portarias Interministeriais e Instruções Normativas.