Uso de Inteligência Artificial otimiza o turismo personalizado
A Inteligência Artificial é um avanço tecnológico onde sistemas operacionais simulam a inteligência humana, baseadas em padrões de enormes bancos de dados. A tendência de crescimento desse setor é grande para os próximos anos, de acordo com a PWC, essa tecnologia deve contribuir em quase US$16 trilhões para a economia mundial até 2030.
Hoje, 41% das empresas no Brasil relatam que já usam IA em suas operações comerciais e 34% das empresas relatam que estão explorando o uso de IA. A informação é da AIoT Brasil, canal para quem busca informações sobre o mercado de Inteligência Artificial.
Assim como em diversos setores, a IA está mudando a forma como o turismo é gerenciado e oferecido aos viajantes. Principalmente após a pandemia do novo coronavírus, o mercado de turismo passou por algumas mudanças e a automatização de serviços, com a ajuda da IA, pode tornar a programação de viagens otimizada para turistas e agências do mundo todo.
Com o objetivo de modernizar sua operação, a Gramado Blog, empresa especializada em organização de viagens para Serra Gaúcha, desenvolveu uma tecnologia, que utiliza a IA, para otimizar as informações sobre roteiros de viagem na região, no Brasil e no mundo.
O Roteirin é uma plataforma que possibilita ao turista informações sobre o destino, como um guia turístico. Além de montar roteiros personalizados, de acordo com as informações fornecidas pelo usuário, disponibiliza dados como preço, avaliações, tempo médio gasto na visita, sugestões de restaurantes e opções de atividades para dias de chuva.
“A utilização da IA no turismo traz, de certa forma, uma melhoria da experiência do cliente, com respostas mais rápidas e precisas a perguntas e solução de problemas. A IA também pode ser usada para personalizar uma viagem levando em consideração os interesses e orçamentos do viajante”, comenta Lucas Castilhos, CEO e idealizador do Roteirin.