Prefeitura de Manaus realiza homenagem em alusão ao ‘Novembro Azul’ para servidores da Seminf
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), realiza mais uma homenagem para os servidores, desta vez em alusão ao “Novembro Azul”, uma campanha de conscientização feita no penúltimo mês do ano, com o objetivo de atingir a sociedade, em especial os homens, sobre as doenças masculinas, destacando a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Nesta sexta-feira, 4/11, a Seminf realizou a abertura da campanha reunindo todos os servidores com a meta de conscientizar e sensibilizar sobre a importância do autocuidado e das realizações dos exames.
O diretor de Recursos Humanos da Seminf, Luiz Roberto Sena, 52 anos, explicou, por meio da sua experiência, como é feito os exames e compartilha que pelo histórico familiar, faz os exames anualmente como forma de prevenção.
“Desde os 40 anos eu venho fazendo os exames, até mesmo pelo histórico que tenho na minha família, e aproveitando o mês em alusão, já estou com os exames em dia, que acontece de duas formas, pelo ultrassom e pelo toque retal com o profissional urologista. E eu torno a dizer que fazer esse exame é autocuidado, é um ato de amor consigo mesmo, e se porventura alguém descobrir o diagnóstico no início, tem mais chances de curar. Nós temos a medicina, a ciência ao nosso favor, medicamentos e profissionais qualificados, não só no particular, mas também na rede pública, então é procurar se prevenir e se cuidar, porque medo, preconceito não leva ninguém a nada”, ressaltou Sena.
O servidor Frank George, do Serviço Social, 57 anos, também é exemplo de cuidados, realiza todos os tipos de exames duas vezes ao ano e faz questão de deixar um recado de conscientização para aqueles que ainda não buscaram a prevenção ou tratamento.
“Eu faço todos os tipos de exames, e isso é muito bom para nós, cuidar da nossa saúde, dormir tranquilo com o sentimento de dever cumprido. Para aqueles que ainda não iniciaram a sua prevenção por timidez, medo ou até mesmo preconceito, eu aconselho que façam, é um benefício para nós mesmos, é uma forma de nos cuidarmos e o primeiro passo depende apenas da gente”, afirmou George.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Para isso, o alerta é que todos se cuidem. A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008, de acordo com dados nas páginas oficiais do Ministério da Saúde.