Curso do IBAPE/SP abordou reformas em condomínios

O IBAPE/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo) realizou o curso on-line de Gestão e Procedimentos de Aprovação de Reformas em Condomínios entre os dias 21 e 23 de novembro. As aulas foram direcionadas para engenheiros, arquitetos, síndicos e administradores de condomínios que atuam nas áreas de reformas e de perícias de edificações. 

A busca por imóveis mais adequados ao estilo de vida atual aumentou com a pandemia, aquecendo o mercado imobiliário e mantendo a construção civil em crescimento, seja na aquisição de novos imóveis ou em reformas. Entre os fatores determinantes para esse quadro favorável estão as novas necessidades dos consumidores relacionadas ao conforto e praticidade. O home office e modelos híbridos de trabalho já são uma realidade em todo o país, mesmo após o fim das restrições sociais impostas durante períodos críticos de transmissão do vírus da Covid-19.

Segundo levantamento recente feito pela Casa do Construtor e pela AGP Pesquisas, 68% dos entrevistados fizeram algum tipo de reforma residencial nos últimos 12 meses. As reformas realizadas em condomínios exigem uma série de normas técnicas que devem ser seguidas para resguardar o cliente tanto na parte financeira quanto no quesito segurança.

O curso entra nesse contexto e foi ministrado pelas engenheiras civis Lucy Inês Olivan, Mestre em Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e Lia Marina Knapp, pós-graduada em Perícias e Avaliações de Imóveis pelo IBAPE/SP. Ambas integram o IBAPE/SP e apresentaram os requisitos para a gestão de reformas, segundo as diretrizes da norma NBR 16280 para elaboração de procedimento e de  aprovação de reformas de unidades autônomas inseridas em condomínios residenciais ou comerciais.

O conteúdo do curso foi dividido em três módulos: regulamentação pertinente, definições e termos usuais desta área de mercado; requisitos da NBR 16280 – gestão de reformas; e plano de gestão de reformas, funções e responsabilidades dos envolvidos na sua aplicação.

Mais informações estão disponíveis na plataforma IBAPE/SP Conecta.