Tenório Telles coloca literatura amazonense em evidência na Bienal do Livro de SP
Além de lançar a obra ‘Estudos de Literatura do Amazonas’, o escritor fará uma palestra
O Amazonas marca presença na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, na quinta-feira (7), às 17h, Expo Center Norte, com o lançamento da obra “Estudos de Literatura do Amazonas”, escrita por Tenório Telles e Antônio Paulo Graça (1952-1998).
A obra é o resultado de pesquisa de quase 30 anos, dos professores Paulo Graça, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que veio a falecer em 1998 antes de ver a obra concluída em 2021, e Tenório Telles. O livro é um estudo da produção literária amazonense desde o período colonial até os dias de hoje.
Telles destaca a oportunidade de participar do maior evento literário do país: “A Bienal é um espaço importante de promoção do livro e de circulação do conhecimento. É também um momento de troca e de contato com autores, editores e, principalmente, com os leitores.” Bem como, a importância de promover o livro.
“Essa experiência mágica, que é a leitura, é mais que uma oportunidade, é um gesto de cunho civilizatório, necessário em nosso dias, tão carentes de tolerância e compaixão. A experiência da leitura é transformadora, pois enriquece nossas vidas e nos ajudar a ver o mundo com outros olhos”, afirma.
Durante o evento, Telles fará uma palestra como parte das atividades da Bienal e uma oportunidade para falar da literatura amazonense, divulgar os autores e obras marcantes do nosso processo cultural. “Vou fazer uma pequena fala sobre o processo literário no Amazonas, dizer alguns poemas e, ao final, vou autografar o livro “Estudos de Literatura do Amazonas”. Esses momentos ajudam a colocar em evidência a palavra e valorizam o trabalho de todos os que se dedicam à literatura”.