Campanha de vacinação contra a influenza e sarampo inicia por grupos prioritários, nesta segunda-feira (04/04)
A campanha de vacinação contra influenza e sarampo inicia, na segunda-feira (04/04), por etapas, no Amazonas. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e as secretarias municipais de saúde, tem como estratégia iniciar as ações pelo público-alvo e grupos prioritários, segundo recomendações do Ministério da Saúde (MS).
Para prevenção da influenza, a estratégia visa reduzir as complicações decorrentes de infecções pelo vírus. Pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde serão contemplados nesta primeira etapa que ocorre de segunda-feira (04/04) ao dia 2 de maio. A segunda etapa ocorre do dia 3 de maio a 3 de junho e, entre os grupos prioritários, estão contempladas crianças de seis meses a menores de cinco anos.
Na segunda-feira (04/04), também inicia a campanha de vacinação contra o sarampo. A estratégia é buscar ampliar a cobertura vacinal contra a doença, funcionando como uma ferramenta para evitar a reintrodução do vírus do sarampo no Amazonas. De segunda-feira (04/04) a 2 de maio, serão vacinados trabalhadores da saúde. Na segunda etapa, de 3 de maio e 3 de junho, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que as vacinas são ferramentas que conferem proteção individual e coletiva. “A imunização objetiva evitar que o quadro clínico do paciente se agrave. É preciso estar com a caderneta vacinal em dia. Os grupos prioritários devem buscar, então, os postos de vacinação e garantir essa proteção”, ressalta Tatyana.
Outros públicos – Os demais grupos prioritários para a campanha de vacinação contra a influenza, na segunda etapa da campanha (De 3 de maio a 3 de junho), são:
Gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.