Prefeitura investe em ações de geração de emprego, empreendedorismo e inovação em 2021
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), durante o ano de 2021, trabalhou para desenvolver ações que atendessem às necessidades da população dentro dos três pilares da secretaria: geração de emprego e renda, fomento ao empreendedorismo e inovação.
“A Semtepi não parou, mesmo com a pandemia. Pensamos nos números, estabelecemos metas e cumprimos o plano de governo do prefeito David Almeida”, destaca o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.
Um dos primeiros projetos desenvolvidos pela gestão foi o “Auxílio Empreendedor”, com recursos do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), com o objetivo de ajudar, com o valor emergencial de R$ 300, seis mil permissionários, empreendedores e trabalhadores informais cadastrados no sistema do município, afetados financeiramente pela pandemia da Covid-19.
Além disso, o Fumipeq destinou recursos para a realização do programa “Salto: Aceleradora de MEIs”, à recuperação e adequação do Microdistrito Industrial de Manaus (Dimicro), ao programa “Empreendedorismo Rural” e ao projeto “Mais Inovação”, que prevê ações voltadas para o fomento do ambiente tecnológico e inovador da cidade.
Com ações voltadas ao mercado de trabalho, o Sine Manaus ofertou aproximadamente 5 mil vagas de emprego em 2021. O Casarão da Inovação Cassina, no Centro, principal instrumento da prefeitura para movimentar e incentivar a inovação na cidade, recebeu mais de 7.500 pessoas, que participaram das ações desenvolvidas no local.
Em relação ao empreendedorismo, a prefeitura vem oportunizando o desenvolvimento e gerenciamento de programas, que visam o cumprimento de planejamentos e a promoção de atividades econômicas, por meio de ações de incentivo à economia solidária e criativa. Em 2021, a Semtepi ampliou o cadastro de artesãos, atingindo a marca de 816 pessoas no banco de dados. Foram promovidas 32 feiras realizadas em diferentes locais da cidade.
No total, 606 oportunidades de exposição dos produtos foram ofertadas, gerando um faturamento de mais de R$ 120 mil aos artesãos, que tiveram a oportunidade de expor suas criações, além de encomendas de novos trabalhos.
Capacitação e qualificação profissional também foram o foco do primeiro ano de gestão David Almeida, preparando os interessados para o mercado de trabalho, além de incentivar a cultura empreendedora. Foram lançados 20 editais de seleção e dois editais de chamamento público, juntamente com a realização de mais de 150 cursos em diversas áreas, chegando ao total de 14.109 vagas, resultando na qualificação e certificação de 6.708 pessoas.
“Trabalhamos fortemente na capacitação e qualificação profissional, voltadas a atender as demandas do mercado em áreas estratégicas, e assim conduzir o cidadão ao mercado de trabalho”, observou Radyr.
Fórum
Em virtude da necessidade de integração entre os setores da indústria, comércio e agropecuária, que compõem a Zona Franca de Manaus, foi criado o Fórum Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM). A iniciativa é permanente e tem a Semtepi como secretaria executiva. Durante o ano, foram realizados cinco encontros, que reuniram mais de 400 pessoas. A última reunião aconteceu no mês dezembro e teve como pauta o balanço de todas as ações positivas, entregue ao prefeito David Almeida. Em todas as ações foram firmadas parcerias entre federações, secretarias, entre outras entidades.
Também foi instituída a Comissão Técnica Manaus Cidade 4.0 e o Distrito de Inovação, além do início dos trabalhos para a construção do Local Casa de Praia, no complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste, que será um ambiente para o fomento do empreendedorismo na cidade.
“Para 2022, vamos potencializar as ações, fazendo com que as que deram certo possam ser ampliadas, então a população pode esperar muito mais da Semtepi ano que vem”, concluiu Radyr.