Governo do Amazonas abre inscrições para oficinas e minicursos do Liceu Claudio Santoro

Serão disponibilizadas 415 vagas nas modalidades on-line e presencial

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, abre inscrições gratuitas para oficinas on-line e minicursos presenciais do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Ao todo, serão disponibilizadas 415 vagas. Os interessados podem se inscrever nesta segunda (08/11) e terça-feira (09/11), por meio dos links disponibilizados no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e no Instagram da secretaria (@culturadoam). 

De acordo com o secretário executivo da pasta, Candido Jeremias, os minicursos marcam o retorno das aulas presenciais para novos alunos.

“Disponibilizamos diversos cursos on-line neste período de distanciamento social, e isso é uma realidade, vamos continuar com essa modalidade, inclusive com o projeto ‘Liceu Digital’. Mas, com a retomada das atividades, voltamos a oferecer minicursos com aulas presenciais para novos alunos, estamos gradativamente alinhando as atividades, sempre seguindo os protocolos de segurança em saúde”, comenta.

As oficinas terão cargas horárias de três horas (Canto Popular e Masterclass de Regência Instrumental/vocal) e 10 horas (Introdução à confecção de figurino, Roteiro para quadrinho e Mestre de Cerimônia e apresentador de eventos). Para se inscrever, basta preencher os formulários on-line com nome completo, idade, telefone e e-mail. As aulas são ministradas pelo Google Meet.

Canto popular – Na oficina on-line, a instrutora Carolina Bertolini, que é cantora, pesquisadora e produtora cultural, vai ensinar técnicas e interpretação do canto popular brasileiro para iniciantes, na faixa etária a partir de 16 anos. A formação acontecerá no dia 17 de novembro, das 15h às 18h.

Masterclass de regência instrumental/vocal – Para alunos iniciantes e de nível intermediário, a partir de 18 anos, a masterclass on-line visa ampliar o conhecimento sobre as atividades de um maestro, as formas de estudo deste profissional. A oficina acontecerá no dia 24 de novembro, das 14h às 17h, e será ministrada por Jean Reis, mestre em Música pela Andrews University e University of Redlands em Regência Orquestral e Violino.

Introdução à confecção de figurino – Na atividade teórico-prática on-line, o participante conhecerá, em nível introdutório, as etapas de criação de um figurino de época, da concepção à confecção da peça. A formação capacita a compreender as diversas instâncias criativas que envolvem este trabalho e particularidades existentes neste processo, observando aspectos históricos, estéticos, finalidade, uso adequado de materiais, tipos de corte, caimento e diversos outros detalhes que o diferenciam do vestuário do cotidiano.

O curso culminará na execução de uma peça de época. Monitora do curso, a costureira Mariane Garcia desenvolve figurinos para grandes festivais realizados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

As aulas acontecerão nos dias 16, 17, 18, 19 e 22 de novembro, das 14h às 16h. A formação é voltada para alunos iniciantes, acima de 16 anos.

Roteiro para quadrinho – A oficina on-line tem como objetivo apresentar o processo de construção de um roteiro para HQ, abordando conceitos fundamentais, como a introdução à linguagem dos quadrinhos, estrutura narrativa, desenvolvimento de suas etapas e processo criativo.

Ministrado pelo escritor e roteirista Evaldo Vasconcelos, o curso é indicado para iniciantes, a partir de 16 anos. As aulas acontecerão de 22 a 26 de novembro, das 19h às 21h.

Mestre de cerimônia e apresentador de eventos – A capacitação visa preparar profissionais para o mercado de eventos, buscando a versatilidade e respeitando o perfil de cada profissional para direcioná-lo para um dos diversos tipos de evento: públicos, corporativos e sociais. A oficina on-line visa ajudar na construção da imagem profissional, bem como desenvolver habilidades para exercer o ofício de forma ética, inovadora e empreendedora.

Ministrado pelo diretor artístico e produtor cultural Frank Brandão, acontecerá de 30 de novembro a 3 de dezembro, das 19h às 21h (terça e quarta) e 19h às 22h (quinta e sexta). Também para iniciantes a partir de 16 anos.

Minicursos – Além das oficinas on-line, serão disponibilizadas vagas para minicursos presenciais. O primeiro, no segmento de Música Popular, é o de “Bateria – Os 40 rudimentos da PAS (Percussive Art Society)”, que começará na quinta-feira (11/11). As inscrições também serão realizadas nesta segunda (08/11) e terça (09/11).

O curso é voltado para bateristas e percussionistas (profissionais ou estudantes) que queiram adquirir técnicas para as mãos e desenvolver habilidades na leitura rítmica utilizando baquetas. Para participar é preciso ter 15 anos ou mais, conhecer o instrumento e possuir baquetas.

As aulas acontecerão no Salão de Regência da unidade do Liceu no Sambódromo (Bloco C), às quintas-feiras (11, 18 e 25 de novembro), das 8h às 11h, com o músico Airton Silva.

As inscrições para os demais minicursos serão realizadas nos dias 15 e 16 de novembro, também por meio do Portal da Cultura e Instagram da secretaria. São eles:

• Viola de arco? Você sabe o que é? – Voltado para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, o curso visa apresentar o instrumento, de forma lúdica e simples, ao aluno iniciante. As aulas serão ministradas por Rossini Rocha, nos dias 19 e 26 de novembro e 3, 10 e 17 de dezembro, sextas-feiras, das 15h às 17h, no Sambódromo (Sala 2, bloco G).

• A arte de tocar o contrabaixo acústico – Tem como objetivo apresentar similaridades e diferenças do contrabaixo acústico do contrabaixo elétrico. Ministrado por Roger Vargas, o curso é voltado para pessoas a partir de 12 anos, iniciantes. As aulas acontecerão às sextas-feiras (19 e 26 de novembro e 3, 10 e 17 de dezembro), das 14h às 17h, no Sambódromo (Sala 3, bloco G).

• Descomplicando o clarinete – Ministrado por Elismael Lourenço, visa apresentar o instrumento de forma simples e lúdica ao aluno iniciante. As aulas acontecerão às sextas-feiras (19 e 26 de novembro e 3, 10 e 17 de dezembro), das 15h às 17h, no Sambódromo (Salão de Regência, bloco C). Indicado para crianças a partir de 9 anos, que possuam clarinete.

• Segredos do arranjo musical – Busca desenvolver habilidades e conhecimentos para realização de arranjos musicais. As aulas do professor Gustavo Medina acontecerão nos dias 19, 22, 26 e 29 de novembro; e 3, 6, 10, 13 e 17 de dezembro, às segundas (14h às 15h30) e sextas-feiras (14h às 17h), no Sambódromo (Sala 3, bloco B). Voltado para pessoas a partir de 18 anos, com conhecimento musical intermediário (noções de harmonia, composição básica).

• Balé Clássico e suas combinações – As combinações de balé são frequentemente vistas e coreografadas nos repertórios clássicos. O curso visa proporcionar ao participante em nível intermediário, o aprendizado e o desafio de dançar conforme as possíveis combinações de movimentos que o balé oferece. Com o professor Marcos Veniciu, é voltado para pessoas de 13 a 25 anos, com base e conhecimento técnico no Balé Clássico. As aulas serão às quintas-feiras, das 8h às 11h, nos dias 18 e 25 de novembro, e 2, 9 e 16 de dezembro, no Sambódromo (Salão de dança, bloco B).

• Produção em dança – Curso voltado para produção na área da Dança, no desenvolvimento de eventos, espetáculos, feiras, festivais, editais e leis de incentivos artísticos culturais. Ministrado por Kelson Nunes, é voltado para pessoas a partir de 17 anos, com afinidade nas artes e vivências artísticas, coreógrafos e artistas performers. Aulas segunda, quarta e sexta (19, 22, 24, 26 e 29 de novembro, e 1, 3, 6, 10, 13, 15 e 17 de dezembro), no Sambódromo (Sala 9, bloco A).

• Iniciação ao bolero – O participante deste curso de iniciação aprenderá os passos deste ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países. São eles: base lateral, frontal, cruzado, cortada lisa, caminhada com giro, chapéu, troca de posição e elástico. As aulas com o professor Reginaldo Brito acontecerão às sextas-feiras (19 e 26 de novembro, e 3, 10 e 17 de dezembro), das 15h às 17h, na unidade Padre Pedro Vignola. Sugerido para pessoas de 13 a 50 anos.

• Elementos da Commedia Dell’Arte – O curso favorece o aprendizado em concepção de espetáculos, além de proporcionar um entendimento preciso acerca do fazer teatral. Os elementos do teatro, como a concepção de figurinos, maquiagem, iluminação, sonoplastia, cenários, textos e adereços cênicos, são a base para que o curso se concretize numa montagem, elevando o conhecimento e tornando o ensino eficaz. Ministrado por Daniel Ferrat, é indicado para pessoas a partir de 13 anos. As aulas são às terças e quintas, das 8h30 às 11h, nos dias 23, 25 e 30 de novembro, e 7, 9, 14 e 16 de dezembro, no Sambódromo (Sala Darlene Sahdo, bloco E).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *