Núcleo de Inteligência em Gestão inicia atividades presenciais nas escolas estaduais
Com foco na melhoria de indicadores da rede, atividade acontece simultaneamente nas escolas das sete coordenadorias distritais de Educação
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto está promovendo, até a segunda-feira (27/09), os “Painéis Gerenciais” nas escolas estaduais de Manaus e de outros nove municípios. Os encontros marcam o início das atividades presenciais nas unidades de ensino do Núcleo de Inteligência em Gestão, criado para desenvolver estratégias voltadas para a Gestão Educacional.
Os encontros têm pautas voltadas para a apresentação de resultados, obtidos por meio de indicadores prioritários definidos pela Secretaria de Educação. Nos painéis, serão traçadas estratégias de ensino que possibilitem a melhoria da aprendizagem dos estudantes.
A atividade acontece simultaneamente nas sete coordenadorias distritais de Educação (CDEs), buscando atingir as 229 escolas da rede estadual em Manaus, e em unidades dos 61 municípios do interior.
A secretária de Estado de Educação, Kuka Chaves, ressaltou que os encontros envolvem tanto gestores quanto professores e demais trabalhadores da educação. “Este espaço é para todos. Todos podem contribuir para construir o caminho a ser seguido a partir de agora em cada escola. É assim que vamos conseguir alinhar as metas e ter resultados”.
Os resultados apresentados nos painéis são advindos das respostas coletadas pelos assessores de Gestão Educacional, por meio de formulários diagnósticos que foram aplicados anteriormente.
“O objetivo é que, com estes encontros e a apresentação dos dados, as escolas se movimentem na direção de melhorar os resultados alcançados, a fim de conquistar 100% de resultados nos indicadores apresentados”, explica Jane Bete Martins Nunes da Silva, responsável pelo Núcleo de Inteligência em Gestão (NIG).
Experiência – Atualmente com 1.065 alunos matriculados, a atividade na Escola Estadual Homero de Miranda Leão contou com a participação de professores, pedagogos, merendeiras e serviços gerais. A gestora Anne Paula Silveira da Silva explica como essa experiência pode influenciar diretamente na sala de aula.
“Hoje (22/09) acontece o primeiro painel gerencial, e as expectativas são as melhores, porque é a partir desses dados que vamos aprimorar nossas metas e renovar os nossos resultados. Vale mencionar que, além de apresentar elementos, é muito importante que ocorra a interação com os professores, pois é através destas vivências e com base nas análises que cada docente vai poder refletir e mudar as práticas pedagógicas que impactam diretamente no aprendizado dos estudantes”, explicou Anne Paula.
Com números positivos na Escola Estadual André Vidal de Araújo, os professores e pedagogos realizaram um planejamento com ações que buscam manter os bons resultados. Na unidade escolar, o assessor de gestão, Laécio da Costa conduziu a manhã de atividades.
“A gente apresentou o nosso objetivo no que tange ao acompanhamento a cada escola. Agora, junto aos participantes, nós estamos elaborando um planejamento que utiliza o diagrama de causas e efeitos, que vai manter os resultados atingidos aqui na unidade de ensino. Ressaltamos que no que cabe à secretaria, essa orientação vai acontecer de forma periódica e constante, no intuito de aplicar essas intervenções o mais rápido possível”, destacou o assessor.
Ganho – A Escola Estadual André Vidal de Araújo é uma das maiores unidades de ensino da zona norte da capital e tem, aproximadamente, 4 mil alunos matriculados. Por isso, a administradora Márcia Santos aponta o painel gerencial como ganho para as práticas docentes.
“Essa atenção dada à gestão e aos professores é ponto essencial para as nossas atividades dentro da escola. A nossa expectativa é sempre aumentar as nossas metas, trabalhar junto aos nossos protagonistas, que são os estudantes, pois assim vamos conseguir aumentar o nosso nível de aprendizado”, apontou.