Sua empresa não está mais vendendo como antes? Descubra se você está posicionando sua marca de maneira correta
Em tempos de globalização e de mercados cada vez mais competitivos é necessário ter um diferencial que possa fazer com que sua empresa se destaque no cenário, ou seja, vire o centro das atenções.
Mas, embora não seja fácil, é possível ter uma presença marcante que chame a atenção das pessoas de forma natural e a estratégia capaz de gerar esse resultado. É saber posicionar a sua marca de forma perspicaz no mercado.
Para a especialista em marketing digital Ana Paula Araújo, co-fundadora da empresa Connect Soluções, o posicionamento de marca é uma estratégia ideal, pois visa trabalhar a percepção dos consumidores acerca do seu produto ou serviço, gravando as vantagens do seu item na mente do cliente.
“É como se fosse um carimbo, o qual a identidade da marca se fixa na mentalidade do seu público alvo. Assim, a entidade passa a ocupar uma posição diferenciada na mente, mesmo sendo de um segmento específico de mercado”, explica a especialista.
Entretanto, Ana Paula também ressalta que a estratégia não é uma ação imediata, mas um processo contínuo. “Um posicionamento realmente só acontece quando a marca se concretiza no imaginário das pessoas. É um estado permanente de construção e este posicionamento pode ser alterado conforme as ações da empresa”, disse.
Diferença para o branding
Outra estratégia no marketing digital que também visa trabalhar a percepção do público-alvo acerca dos serviços e produtos da empresa é o branding e por isso, muitas vezes, ambas as estratégias podem ser confundidas.
Ana Paula define o branding como “um procedimento de você construir a sua marca. É como você quer se apresentar ao público e isso vale tanto para uma empresa, quanto para a vida pessoal. Essa construção acontece diariamente por meio de ações e características empregadas”, explicou.
Já sobre o posicionamento de marca ela diz que “é a perspectiva que o público-alvo tem sobre a marca (conceito já formado na mente das pessoas)”.
Com base em ambas as definições, fica clara a diferença. “Existe sim uma linha tênue, mas o branding é como você deseja que a sua empresa seja vista, se de luxo ou não, é formar uma marca. Já o posicionamento de marca, é como você vai definir a sua empresa para vender para um determinado público, posicioná-la de acordo com o cliente que quer atingir”, finalizou.