Já ouviu falar de RH Ágil? Descubra 3 vantagens em relação ao RH tradicional
Recursos Humanos passou por uma grande transformação nos últimos tempos, deixando de ser área suporte para se tornar mais estratégica no negócio. Um dos fatores que têm apoiado essa mudança de perspectiva é a tecnologia, por meio da digitalização de estruturas e processos. RH Digital e RH Ágil são conceitos novos e importantes de se conhecer a partir de agora.
A adoção de ferramentas digitais pelo RH tem se mostrado uma solução perfeita para evitar processos longos, descentralizados e obsoletos. Dentre as principais vantagens aplicadas ao dia a dia do departamento, estão:
- Construção de estratégia baseada em dados: a partir de indicadores disponíveis nas ferramentas digitais de RH, as estratégias da área e da empresa são definidas de forma mais correta.
- Agilidade e fácil armazenamento: digitalização é sinônimo de agilidade. Compartilhe, extraia dados, busque documentos de forma rápida e segura. Além disso, centralizar estruturas e processos no digital facilita o armazenamento e a segurança de informações.
- Aumento da produtividade: com o digital, os colaboradores que tinham muito tempo tomado por conta de processos obsoletos, podem focar em outras atividades relevantes, como, a construção ou fortalecimento de employer branding e employer experience. Assim os profissionais tornam-se mais estratégicos para a empresa.
- Recrutamento e seleção mais eficiente: ao utilizar ferramentas digitais, o processo de R&S é centralizado, englobando em um só local o recebimento de currículos, triagem, testes etc. Isso otimiza o tempo dos profissionais responsáveis pelas contratações.
RH Ágil: uma nova mentalidade
Sobre a digitalização de um RH mais estratégico, como o próprio termo sugere, trata-se da “aplicação de tecnologias e análises avançadas, características e comportamentos digitais, e centralização do cliente de RH”, de acordo com a definição da consultoria Deloitte.
Paralelamente, surge outro conceito que tem se tornado cada vez mais presente (e necessário) nas empresas: o RH Ágil. Ele se apoia no conceito Ágil, que originalmente abordava apenas os processos de TI.
Segundo a Gartner, 63% dos líderes de RH relataram o uso de métodos e princípios ágeis em alguma capacidade dentro da área. Indicação disso é a que em 2019 foi criado o “Manifesto para o desenvolvimento ágil de RH”, que defende a valorização de:
- Redes colaborativas mais do que estruturas hierárquicas;
- Transparência mais do que sigilo;
- Adaptabilidade mais do que prescrição;
- Inspirar e comprometer-se mais do que gerenciar e reter;
- Motivação intrínseca mais do que recompensas extrínsecas;
- Ambição mais do que obrigação.