Prefeitura realiza cadastro de idosos para vacinação contra a Covid-19 em 12 escolas municipais neste sábado
Para facilitar o cadastramento de idosos de 60 a 69 anos ainda não registrados no sistema Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), que realiza o agendamento automático da vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus vai abrir, neste sábado, 6/3, 12 escolas municipais exclusivamente para o atendimento de pessoas dessa faixa etária que não tiveram acesso ou encontraram dificuldades para fazer o cadastro. A medida está sendo viabilizada por meio de parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), e vai contemplar as quatro zonas geográficas da capital. As escolas ficarão abertas das 8h às 12h.
“Estamos oferecendo alternativas para garantir que todos os idosos de 60 a 69 anos, mesmo os que não têm internet ou sem familiaridade com o celular ou o computador, possam fazer seu cadastro e agilizar o atendimento nos postos de vacinação”, salienta o prefeito David Almeida. Ele destaca que, desde o início da campanha, a orientação é usar a estrutura do município e fortalecer a cooperação entre as secretarias municipais, para que todas as etapas da vacinação contra a Covid-19 em Manaus ocorram de modo transparente, eficiente e inclusivo.
Das escolas que farão o atendimento dos idosos neste sábado, duas estão no Distrito Sul, duas no Distrito Centro-Sul, duas no Distrito Oeste, duas no Distrito Norte e quatro no Distrito Leste. Para fazer o cadastro, o idoso deve levar documento de identidade, CPF ou Cartão Nacional do SUS e fornecer os dados solicitados de endereço, telefone e e-mail para contato. Além disso, deve informar se é portador de comorbidades, conforme opções apresentadas pelo próprio sistema. O cadastro é feito em poucos minutos.
“Esse trabalho será feito com toda segurança para os funcionários e pessoas que serão atendidas”, afirma o secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino, ressaltando que a Semed entra na parceria cedendo a estrutura e funcionários das escolas selecionadas para atender os idosos nas diferentes regiões da cidade.
A secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins, explica que o cadastro de idosos no Imuniza Manaus não é obrigatório, mas garante que o atendimento nos postos de vacinação seja mais rápido; porque, ao invés de registrar os dados do usuário, o atendente só precisa conferir as informações cadastradas no sistema com os documentos apresentados e confirmar a aplicação da vacina.
Além disso, é por meio do cadastro que o sistema faz o agendamento eletrônico e indica ao idoso o dia, o local e o horário em que vai ser vacinado, o que significa mais comodidade e menos tempo de espera. “A agenda é feita considerando o perfil de cada posto de atendimento e a distribuição dos horários dentro do limite da capacidade de atendimento, a fim de evitar aglomerações e, ao mesmo tempo, horários ociosos”.
De acordo com a secretária interina, da população estimada, aproximadamente 25% das pessoas de 65 a 69 anos (47.564) e de 60 a anos (67.694) ainda não fizeram o cadastro no Imuniza Manaus. Os idosos de 60 a 69 anos integram os grupos prioritários da etapa atual da campanha de imunização no município. Eles começaram a ser vacinados na segunda-feira, 1º/3, por ordem decrescente de idade, iniciando com os de 69 anos, na segunda, terminando com os de 65 anos nesta sexta-feira.
Os de 60 a 64 anos devem começar a ser atendidos na próxima semana, em data a ser confirmada; e, considerando que Manaus recebeu doses suficientes para atender apenas 35,7% dessa faixa de idade, serão vacinados de acordo com critérios de prioritários a serem pactuados na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Escolas abertas neste sábado para o cadastramento dos idosos de 60 a 69 anos
Distrito Sul
Escola municipal Sagrado Coração de Jesus
Rua Kako Caminha, 341 – Presidente Vargas
CMEI Olavo Bilac
Avenida Argentina, s/nº – Parque das Nações
Distrito Centro-Sul
Escola municipal Miguel Arraes de Alencar
Rua 248, nº 52 – Núcleo 23 – Cidade Nova 5
Escola municipal Dr. Raimundo Nonato. M. Cordeiro
Rua Aurélio Pinheiro s/nº Amazonino Mendes – Cidade Nova
Distrito Oeste
CMEI Blandino José Ribeiro
Rua Teófilo Dias, n° 410 – Compensa 2
Escola Municipal Rodolpho Valle
Rua Ituiutaba, n° 210 – Redenção
Distrito Norte
Escola Municipal Presidente João Goulart
Rua Samambaias, s/nº – Santa Etelvina
Escola Municipal Rita de Cássia Cassiano da Silva
Rua Nova Jerusalém – Novo Israel
Distrito Leste
Escola Municipal Poeta João Cabral de Melo Neto
Rua Bom Jesus, 02 – Mauzinho
Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida
Rua Barreirinha, 500 – São José 1
Escola Municipal Helena Augusta Walcott
Av. Itaúba, s/nº – Jorge Teixeira
Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá
Rua Ônix, s/nº – Tancredo Neves, Comunidade Nova Floresta