Prefeitura de Manaus realiza live sobre saúde mental na pandemia, nesta sexta-feira, 22/1
Como parte das atividades da campanha “Janeiro Branco”, de reflexão sobre saúde mental, a Prefeitura de Manaus realiza nesta sexta-feira, 22/1, às 15h, uma live com a temática “Saúde mental em tempos de pandemia: todo cuidado conta!”, na qual a médica psiquiatra Alessandra Pereira irá apresentar estratégias para lidar com os sofrimentos mentais mais frequentes nesta situação de pandemia da Covid-19.
A iniciativa é da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O mês foi escolhido por ser considerado época de renovação, de início de um novo ciclo, uma oportunidade para repensar hábitos e escolhas e procurar soluções para obter mais saúde e equilíbrio mental.
“Nesta situação excepcional, de uma pandemia que desperta medo e ansiedade, além de todos os sentimentos negativos que a necessidade de isolamento também pode potencializar, a Semsa Manaus se coloca à disposição da população para oferecer suporte e encorajamento, com ações como a live desta sexta e o serviço de Apoio Psicológico On-line”, explica a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
A live acontece na plataforma Google Meet, e poderá ser acompanhada por qualquer pessoa interessada, bastando acessar o link, https://meet.google.com/fdr-atfq-nro.
A médica psiquiatra Alessandra Pereira é graduada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), titulada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio e integra a clínica Equilibrium.
Apoio Psicológico On-line
A Semsa Manaus lançou, nesta quinta-feira, 21/1, o serviço de Apoio Psicológico On-line, que oferece acolhimento e orientações de psicólogos às pessoas que vêm manifestando desconforto e sofrimento emocional em razão da pandemia.
Para utilizar o serviço é só acessar o link http://apps.semsa.manaus.am.gov.br/psi/, que direciona o usuário a um dos números de atendimento disponíveis, por meio do qual um psicólogo irá realizar o acolhimento. Os atendimentos ocorrem por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, de forma individual e criptografada, o que garante o sigilo e a privacidade dos interlocutores.