Aumento da fraude digital durante pandemia é tema do Serasa Experian Podcast
São Paulo, 20 de janeiro de 2021 – Em sua primeira edição de 2021, o Serasa Experian Podcast aborda um tema que tem preocupado empresas e consumidores desde o início da pandemia de Covid-19: com o aumento de transações digitais, as fraudes cresceram e impactam os negócios de todo o país. Por isso, dois especialistas no tema foram convidados a dar orientações para se prevenir de golpes e quais recursos utilizar. Além disso, eles trazem informações sobre PIX e o que levar em consideração ao doar recursos para ações beneficentes no ambiente online.
Caio Rocha, que é gerente executivo de produtos de identidade e fraude, e Rafael Garcia, gerente executivo de prevenção a fraudes, ambos da Serasa Experian, comentam que as empresas precisam se atualizar constantemente, já que os fraudadores também buscam novas formas de aplicar golpes. Eles ainda ressaltam os cuidados que consumidores devem ter para proteger seus dados, como buscar empresas de confiança e não clicar em links desconhecidos.
Os especialistas destacam que, atualmente, é praticamente impossível um negócio depender apenas de análises manuais nas transações. “Precisamos ter rapidez nas ações de monitoramento dos dados por meio da tecnologia. As companhias precisam buscar processos de automação dos casos, uma vez que um motor de risco ajustado de acordo com o perfil dos clientes ajuda a mitigar fraudes e traz ganhos operacionais”, comenta Garcia.
Isso é particularmente importante para o PIX, por exemplo, nova forma de transferir valores que está chamando a atenção dos golpistas. Os especialistas contam ainda como se prevenir, o que fazer em casos de chaves não reconhecidas pelos usuários e o que esperar das evoluções da solução.
Sobre as expectativas para 2021, os especialistas comentam que o maior desafio está na mudança da verificação de identidade do ambiente físico para o eletrônico, combinada à experiência do consumidor durante a transação. Segundo Rocha, “o questionamento é como ser o mais transparente possível, pedindo os dados necessários para a ação, ao mesmo tempo que fornece conveniência ao usuário. O balanço entre essas duas pontas terá muito destaque neste ano”.