Deputado Dermilson Chagas se solidariza com mãe que perdeu filha por falta de UTI e pede investigação

O parlamentar disse que é necessário que sejam esclarecidos os motivos da falta de vagas em UTIs

Nesta terça-feira (13/9), o deputado Dermilson Chagas (Republicanos) se solidarizou com a digital influencer Magrinha Ellen, cuja filha de 5 anos de idade faleceu, ontem (segunda-feira – 12/9), por falta de UTI, embora a mãe da menina tenha implorado pelas redes sociais por socorro do Governo do Amazonas. A criança estava fazendo tratamento para leucemia na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e não conseguiu vaga em UTI em hospital público.

“É lamentável que essa mãe tenha perdido a sua filha por falta de vaga em UTI”, frisou o parlamentar. Para o deputado Dermilson Chagas, essa morte não pode ficar sem resposta do Poder Público. “É necessário que seja investigado o que aconteceu. O Ministério Público tem de se manifestar a esse respeito, bem como o Tribunal de Contas do Estado e a Secretaria de Saúde. O Hospital do Sangue ainda não foi concluído por qual razão, se o Estado está com arrecadação tributária superavitária? Houve negligência no atendimento dessa criança? Enfim, quais foram os motivos que levaram essa criança a falecer sem conseguir uma vaga em UTI?”, questionou o parlamentar.

O deputado Dermilson Chagas lembrou que ele já fez diversas denúncias revelando a falta de investimento na área da Saúde e de várias situações irregulares denunciadas por ele em unidades hospitalares, dentre elas a não realização de cirurgias em crianças cardiopatas no Hospital Francisca Mendes. Ele também denunciou, no ano passado, a situação do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, que, em menos de um ano de obras de reforma geral, teve problemas com fiações, infiltrações, descolamento de azulejos, e, em dias de chuva, alagamentos com queda de forros em diversas alas do hospital, deixando os pacientes internados na unidade em situação de vulnerabilidade.

O parlamentar enfatizou que as unidades hospitalares do Estado sofrem a influência de políticos ligados ao Governo do Estado, fazendo com que a população que necessita dos serviços públicos de saúde fique à mercê dessas pessoas que utilizam a estrutura das unidades públicas de saúde para negociar votos.

“Nós estamos falando desta tribuna constantemente das péssimas condições dos hospitais públicos, os quais viraram hospitais particulares de algumas pessoas que trocam consultas, exames e cirurgias por votos. As propagandas do Governo relatam a satisfação de se ter UTIs suficientes para atender o público. Mas a realidade e a prática são outras. A realidade é outra: é o sofrimento da população, como é o caso dessa mãe, que teve de recorrer às redes sociais, falando da sua dor, pedindo socorro e não foi ouvida”, lamentou o deputado Dermilson Chagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *